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Qual é a melhor altura para os Treinos de Força Muscular antes ou depois do Cardio?

Por norma o corredor casual não tem muitos conhecimentos em termos de treino, logo as questões que se coloca a si próprio são muitas, e uma das questões que se coloca é se o treino cardiovascular é melhor ser realizado antes ou depois dos treinos de força muscular. Esta é uma questão que pode ter várias interpretações, ou seja a melhor altura para realizar este tipo de treino (cardiovascular) depende sempre dos objetivos propostos em termos de treino. Se pretendemos treinar mais força, ou cardio.

Como realizar treinos cardiovasculares quando o objetivo é ganhar força muscular?

Se o seu objetivo é ganhar massa muscular ou força, o treino cardiovascular deve ser no início do treino e não deve ser feito de forma intensa, sob pena de pagar a fatura na hora do treino de musculação. Desperdiçar glicogénio no treino de cardio não é uma boa estratégia. Mas fazer um treino cardiovascular ligeiro antes do treino de força é sempre aconselhável para “aquecer os motores”, ou seja o nosso organismo fica mais aquecido e pronto devido ao fluxo sanguíneo que aumenta.

Que exercícios se deve realizar antes do treino de força?

Antes do treino de força o que pode fazer é durante 3 a 5 minutos é:

  • Saltar à corda
  • Remar nas máquinas
  • Correr a ritmo de trote
  • Bicicleta

Para ter um ideia do treino de força a realizar, pode ler um artigo já publicado aqui no blogue, que explica quais os exercícios de força mais adequados para os corredores.

Como realizar o treino de força quando o objetivo é treinar mais o cardio?

O objetivo não difere muito do anterior mas com algumas diferenças óbvias, se o seu objetivo é trabalhar a parte cardiovascular é fundamental que no treino de força que o pode realizar antes ou depois do treino cardiovascular,  tenha em atenção para não sobrecarregar o trem inferior, ou seja as suas pernas e centro de gravidade (core). Mas não deixe de o realizar pois muitos corredores não são adeptos dos treinos de musculação, só gostam de correr. A parte do reforço muscular é fundamental para evitar lesões ao nível muscular, tendões e ósseo.

treino continuo

Por norma os planos de treino são estruturados de forma a que durante as épocas se dê mais importância ao treino cardiovascular, e ao de força em alturas diferentes. O objetivo é quando for mais importante na época treinar mais a parte cardiovascular, dar menos importância aos treinos de força (mas nunca deixar de os fazer de forma mais ligeira), e vice-versa. Quando for mais importante trabalhar a força dar menos importância ao treino cardiovascular.  Se treina todos os dias, pode dividir também o trabalho de força por dias ou seja, nuns dias faz ao trem superior, noutros ao trem inferior. Nos dias que realizar estes treinos tenha em atenção que o treino de cardio como já referi anteriormente deve ser mais ligeiro.

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