... ...

Praticar Outros Desportos Como Complemento à Corrida Ajuda a Melhorar o Rendimento!

A prática de vários desportos é fundamental como complemento aos treinos de corrida.

correr acompanhado

Por vezes o corredor comum perde a vontade de fazer os seus treinos, e deixa mesmo de correr por diversos fatores. Porque corre muitas vezes sozinho e perde a motivação para treinar, porque não vê melhorias na sua performance desportiva, porque o tempo não convida a treinar, enfim por variadíssimas razões perde a motivação para fazer os treinos de corrida.

Mas a perda de motivação para os treinos de corrida pode ser combatida de várias formas. Uma das formas de combater a falta de motivação e a que eu mais recomendo, é sem dúvida quebrar a rotina e praticar outros desportos como complemento aos treinos de corrida. O corredor comum como não tem conhecimentos mais técnicos sobre treino, pode pensar que os outros desportos podem prejudicar o seu rendimento desportivo durante a corrida, isso é completamente falso. Praticar vários desportos, é aconselhável e pode ser o complemento perfeito para você que não é corredor profissional, mas tem gosto pela corrida e gosta de praticar desporto.

Natação

Uma das modalidades que eu lhe recomendo como complemento é a natação. Se não sabe fica a saber que a natação é uma das modalidades mais completas que existe, pois trabalha praticamente todos os músculos do nosso corpo ao mesmo tempo. Para alem do fortalecimento muscular, a natação trabalha também muito a parte aeróbia, o que é perfeito para si que quer melhorar a sua resistência na corrida.

Ciclismo

Outra das modalidades que também pode ser muito benéfica para si é o ciclismo, o ciclismo é uma modalidade que fortalece a sua musculatura inferior (pernas), que o pode ajudar imenso em termos de fortalecimento muscular para aguentar o impacto no solo durante a corrida. Por vezes os nossos músculos sofrem imenso com os pisos duros onde corremos, uma musculatura forte ajuda imenso na prevenção de lesões musculares e ósseas. Também é uma modalidade que trabalha muito a parte aeróbia, nos ginásios também é possível praticar ciclismo, a modalidade indoor é mais conhecida como spinning.

Yoga

yogaPode lhe parecer um pouco estranho que eu lhe recomende o yoga, deve estar a imaginar que o yoga não tem muito de treino físico, então porquê recomendar o yoga. O yoga é uma disciplina que visa o auto conhecimento do seu corpo, e trabalha essencialmente a flexibilidade de todos os seus grupos musculares. Quanto mais flexíveis e elásticos forem os seus músculos, maior amplitude de movimentos você vai ter, transpondo essa flexibilidade para a corrida os seus músculos estarão com menor tensão durante o esforço, reduzindo o risco de contrair lesões tais como as roturas musculares e as contraturas musculares.

Pilates

O pilates é uma disciplina que visa essencialmente trabalhar a respiração e a flexibilidade, este método é muito bom para os corredores que estão lesionados, pois permite treinar a respiração e a flexibilidade sem forçar os músculos lesionados. Logo quando voltar à corrida depois da lesão, a perda da condição física não será tão grande. O seu sistema cardiovascular irá ter menos perda de rendimento devido aos treinos de respiração, o pilates permite também trabalhar e fortalecer os músculos sem grande aumento da massa muscular, o que é o ideal para os corredores casuais.

Musculação  

Pode optar por fazer apenas treinos de musculação, como já referi anteriormente uma musculatura forte é essencial para qualquer corredor, os fundistas de alta competição hoje em dia todos eles já fazem treinos de musculação. Mas tenha em atenção as cargas excessivas e o aumento da massa muscular, um músculo forte não tem que ser forçosamente um músculo grande em volume, a musculação exagerada leva inevitavelmente ao aumento de peso. O que para os runners isso é obviamente muito mau, quanto mais leve for o seu corpo melhor, para poder correr mais rápido e correr distâncias maiores.

Dei-lhe apenas alguns exemplos de algumas modalidades que eu considero muito boas como complemento aos treinos de corrida, se você quebrar a sua rotina desportiva e variar de vez em quando a modalidade que pratica, vai ver que a sua condição física irá ser ainda melhor, os treinos de corrida vão se tornar menos duros e rotineiros, e o prazer da corrida com certeza irá ser ainda maior.

Fonte: Braguinhas Atletismo

Adapatação: Corre Salta Lança

loading...

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: