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Quais São os Melhores Alimentos Para Desportistas?

Saiba quais são os melhores alimentos para quem pratica desporto

Todos nós sabemos que uma alimentação saudável só trás benefícios para o nosso organismo, todos nós também sabemos ou temos mais ou menos uma ideia do que comer para ter uma alimentação saudável.

O nosso metabolismo não é todo igual e varia de pessoa para pessoa, obviamente que todos somos diferentes de alguma forma, e o nosso corpo obviamente que não é todo igual e reage de forma diferente aos alimentos que ingerimos, quem tem um metabolismo mais acelerado, tem que comer um determinado tipo de alimentos diferente do que uma pessoa com um metabolismo menos acelerado.

Alimentos para quem pratica desporto
Alimentos para quem pratica desporto

Este artigo tem a ver com isso mesmo, dar algumas dicas de alimentação para quem tem o metabolismo mais acelerado, será mais direccionado obviamente para quem pratica desporto, quem pratica desporto tem gastos energéticos mais acentuados que uma pessoa que tem a vida mais sedentária, existem alguns alimentos que devido às suas propriedades muito específicas, ajudam mais rapidamente na reposição da energia que o nosso corpo precisa.

Pratica desporto? Saiba quais são os melhores alimentos para si!

  1. Salmão- Muitas pessoas não gostam de salmão, mas o salmão é um dos peixes que mais proteínas tem, contem ácidos gordos (ómega 3), é um potente anti-inflamatório, quem pratica desporto deve comer peixes gordos pelo menos duas vezes por semana (salmão, atum, sardinha).
  1. Frutas e legumes- Já todos nós sabemos que as frutas e os legumes deveriam ser consumidos por todo o ser humano, para quem pratica desporto estes alimentos deveriam ser obrigatórios, os legumes são potentes fontes de vitaminas e minerais, já a fruta tem hidratos de carbono, são uma poderosa fonte de minerais e são antioxidantes.
  1. 3.  Massas – As massas contêm  hidratos de carbono de fácil digestão que ajudam a preservar as nossas reservas de oxigénio muscular, deve-se sempre que possível optar pelas massas integrais, fornecem-nos mais fibra e nutrientes.
  1. 4.  Ovos – Os ovos são considerados por muitos um superalimento, é o alimento que temos à nossa disposição que tem mais proteínas, vitaminas e minerais que são fundamentais no nosso organismo, em termos de confecção dê preferência aos ovos cozidos, escalfados ou mexidos, se o fritar o ovo perde algumas das suas propriedades nutricionais, por ser um superalimento um ovo por dia é o aconselhável.
  1. 5.  Batata-doce – A batata-doce é também uma boa fonte de hidratos de carbono, tem um índice glicémico menor que a batata normal, é um alimento que não é muito vulgar incluir na alimentação, mas quem pratica desporto pode e deve fazê-lo.
  1. 6. Lentilhas com casca – Segundo vários estudos, as pessoas com altos níveis de vitamina B no sangue pensam mais rapidamente e têm melhores tempos de reacção  as lentilhas com casca são ricas em ácido fólico, ácido este que faz aumentar os níveis de vitamina B no sangue.
  1. 7.  Frutos secos – Os frutos secos são o alimento perfeito para quem pratica desporto, são uma poderosa fonte de energia portátil que podem levar para qualquer lado, quer seja para um treino ou para uma prova, são ricos em magnésio e açúcar o que ajuda a prevenir as tão famosas cãibras musculares que todo o atleta tem.
  1. 8.  Nozes – As nozes são outro superalimento portátil que temos à nossa disposição, é outra excelente fonte de ácidos gordos à semelhança do ómega 3, tem também vitamina E e fornece uma grande variedade de minerais fundamentais para o nosso organismo tais como (magnésio, fosforo e potássio), são o complemento perfeito entre refeições.
  1. 9. Sementes de linhaça – Estas sementes têm fibras que ajudam na regulação do intestino, têm várias propriedades nutricionais que ajudam na prevenção de vários cancros para além de serem uma boa fonte de energia para o nosso organismo, inclua estas sementes no seu pequeno-almoço e junte-as ao iogurte ou aos cereais.
  1. 10. Iogurte – O iogurte é uma poderosa fonte de cálcio e é de melhor digestão que o leite, ajuda na regulação intestinal e ajuda no reforço do nosso sistema imunitário, devem optar por iogurtes naturais por não terem açúcar, se adicionarem frutos secos ou fruta fresca tornam-se no alimento “quase perfeito” em termos nutricionais.
  1. 11. Mel – Este alimento fornecido pelas nossas “amigas” abelhas, é outra das poderosas fontes de hidratos de carbono de elevada qualidade que temos à nossa disposição, tem também uma grande quantidade de vitaminas e minerais, é um poderoso anti-inflamatório e fortalece as nossas defesas imunitárias, é o adoçante perfeito para café, chá, ou mesmo iogurtes.
  1. 12. Chocolate – Pois é! O famoso chocolate que a maioria de todos nós gostamos também é benéfico para quem pratica desporto e não só, aposto que a maioria de vocês gostou de saber que pode comer chocolate e que faz bem, mas há que saber escolhê-lo, o que se compra nos supermercados não é aconselhável pois tem muito açúcar, para ter efeitos benéficos o chocolate tem que ter pelo menos 70% de cacau para nos fornecer todos os nutrientes e oxidantes existentes no cacau, podem comer dois ou três quadrados antes de um treino ou competição porque é de fácil digestão, obviamente que não devem abusar como em todos os outros alimentos pois o efeito torna-se “contrario”.  

 Quem pratica desporto sabe perfeitamente que a sua alimentação tem que ser forçosamente diferente da de uma pessoa que não pratica desporto, tem que repor energia mais rapidamente, com tal deixei-vos algumas dicas sobre alguns alimentos que ajudam na reposição mais rápida dessa mesma energia, espero que vos sejam úteis e vos ajude a melhorar o vosso rendimento desportivo.

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