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O que é o Treino Polarizado e quais os seus Benefícios nos Corredores

Hoje em dia existe muita informação sobre treino e ainda bem, muito se pesquisa na net sobre métodos e exercícios para se evoluir como atleta. Os métodos de treinos com o passar dos anos têm vindo a acompanhar a evolução dos tempos, muito do que era “regra” há um par de anos atrás hoje em dia tem se vindo a provar que já não é bem assim. Como tal vou-lhe dar a conhecer um método de treino relativamente novo, o treino Polarizado.

correr acompanhado

O que é o treino Polarizado?

O treino polarizado é uma metodologia de treino relativamente nova, que consiste em trabalhar ritmos baixos e fortes evitando os ritmos intermédios. Ou seja o treino é efetuado abaixo do limite aeróbio (treino a baixas intensidades) ou acima do limiar anaeróbico (alta intensidade) e acumular pouco tempo de treino ou nenhum em intensidades médias. O principal impulsionador desta metodologia é Stephen Seiler há já alguns anos. Aos seus primeiros estudos, juntaram-se posteriormente outros que evidenciaram os benefícios desta metodologia que varia a forma mais clássica de distribuir as intensidades de treino.

A filosofia desta metodologia é muito simples “Keeping hard training hard and easy training easy” o que traduzindo é mais ou menos isto: “ Treina duro nos treinos mais duros e mantêm fáceis os treinos mais fáceis”. Com esta filosofia o volume de treino mais fácil aumenta reduzindo ao volume de treinos mais duros. Em princípio esta metodologia funciona melhor para distâncias mais curtas como 5 ou 10km, no entanto, um estudo como Muñoz (2013) concluiu que os triatletas sujeitos ao estudo que treinaram principalmente para ritmos mais lentos tiveram melhor desempenho do que aqueles que treinaram em ritmos médios.

Nos últimos anos têm sido feitos vários estudos sobre a efetividade do treino Polarizado em corredores, triatletas, ciclistas, entre outras modalidades. Recentemente foi publicado um estudo revendo as investigações sobre o treino Polarizado. O dito estudo conclui que apesar de ainda serem precisos mais estudos para consolidar os benefícios do treino Polarizado, há indícios que este é mais benéfico em treinos de 10km que o treino em intensidades médias. Há também indícios que o treino Polarizado melhorar a economia de corrida (capacidade de gastar pouca energia a uma determinada velocidade) e o volume máximo de oxigênio (variável muito importante no desempenho no corredor).

No meu ponto de vista, todos os corredores podem tirar benefícios de treinar mais lento, esta metodologia de treino apesar de os estudos ainda não comprovarem a 100% pode ser bastante boa. Esta metodologia de treino pode ser bastante útil para corredores iniciantes, que não devem correr logo em ritmos elevados.  E também para corredores já com uma elevada carga de treino em cima que se estão a preparar para correr longas distâncias.

Veja o vídeo que se segue para ter uma melhor ideia do que é o treino polarizado:

Fonte: Runfitners

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