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Qual o Poder da Meditação na melhoria do estado Físico e Mental

A Meditação é uma técnica milenar que se comprovou ser uma prática muito eficaz no relaxamento geral do nosso organismo tanto a nível físico como mental. É o que explica a especialista em comportamento humano Roselake Leiros, diretora da empresa CrerSerMais. “Reservar alguns minutos do dia para exercícios de meditação é uma ótima forma de desacelerar a mente e mantê-la saudável”, explica.

Mas o que é afinal meditar? Não pensem que tem algo a ver com religião..fiquem descansados..

Esta técnica é apenas uma forma de «descansar a mente» pois se o corpo precisa de descanso o que dizer da mente (estamos sempre a pensar em algo ou a receber estímulos vindos do exterior de alguma forma).

A meditação é capaz de proporcionar diversas melhorias, como o aumento do bem-estar físico e mental, a redução do stress e da ansiedade e o aumento da concentração. A prática também consegue estimular o potencial criativo e a autogestão das emoções, ordenar pensamentos, aumentar o autocontrole e o autoconhecimento, equilíbrio e paz. Ela ainda é capaz de promover melhoria na imagem pessoal, com o aumento da autoestima. “Os benefícios alcançados são comprovados cientificamente por mais de 200 centros de pesquisas avançadas em todo mundo”, sustenta Roselake.

O «famoso» stress é a causa direta e indireta de inúmeras doenças e complicações sérias que atingem homens e mulheres de diferentes idades.

Quando não são libertadas, as tensões passam a acumular-se no corpo e a provocar o chamado stress crónico, que é ainda mais perigoso para a saúde.

Não usaremos esta técnica unicamente para «libertação de stress» mas para um complemento geral, mas sem dúvida para quem está diariamente sob grande tensão poderá ver grandes benefícios após a prática diária desta «atividade»

A especialista ainda garante que 15 minutos diários de meditação equivalem ao descanso obtido em duas horas de sono profundo. “É entrar conscientemente no estado alfa, quando tudo se aquieta dentro de você, e o seu poder de autocontrole e compreensão passa a ser enorme”, completa Roselake.

Mas na prática o que precisamos realmente de fazer?

Seguem algumas dicas importantes que se deve em ter conta na realizaçao desta técnica.

  • Local: deve ser o mais calmo possível, seja em casa, nos transportes publicos (já irei explicar de que forma), num jardim, num parque etc, o unico requisito é que seja o mais calmo possível
  • O que devo fazer: estar numa posição confortável, seja deitado ou sentado, mas tem que se sentir relaxado.
  • O uso de música é opcional- a música calma de preferência sem letra, como o sons de natureza ou sons de piano é útil se por exemplo se quiser abstrair do meio envolvente (caso esteja num parque ou nos transportes públicos)
  • Deve fechar os olhos e concentrar-se unicamente na sua respiração, sentir o ar a entrar pelo nariz a encher os pulmões e depois o explelir pela boca ou nariz, faça cerca de 10 respirações profundas e sinta a caixa toráxica a expandir e relaxar a cada ciclo.
  • Evite pensamentos e concentre-se só neste exercício.
  • Depois imagine-se no seu local de sonho onde tudo seria perfeito, o seu ideal de vida com tudo mas mesmo tudo aquilo que está nos seus sonhos
  • Pode colocar pessoas nessa visão, seja família, amigos, mas só pessoas que o fazem feliz e o amam
  • «Perca-se» neste pensamento durante uns minutos
  • Após esse momento concentre-se novamente na sua respiração e comece a sentir e a mexer os seus pés, mãos, espreguiçar, movimentos suaves mas relaxantes.
  • Abra os olhos devagar e sinta-se mais tranquilo.
  • Se realizar este exercício todos os dias pelo menos 5 minutos de certeza que irá sentir-se mais tranquilo, mas quanto mais tempo conseguir meditar mais benefícios terá e mais calmo se sentirá.

A prática da meditação pode ser útil para alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais. Está tentado a tentar? Desafio-o.

Boas práticas de MEDITAÇÃO.

Bibliografia

Revista Corpo e Bem estar-2013

Raquel Madeira /Personal Trainer

[email protected]

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