... ...

Mountain Climber – Um Exercício Poderoso para Corredores

Hoje em dia o desporto já não é o que era há muitos anos atrás, os métodos de treino evoluíram muito e há metodologias de treino e exercícios que são muito bons para qualquer modalidade. Hoje em dia muito se tem falado do treino funcional que é uma metodologia das mais praticadas atualmente. O Crossfit é um bom exemplo disso, é uma metodologia baseada em treino funcional que tem inúmeros benefícios para o organismo.

Esta metodologia está a começar a ser aplicada também em muitas modalidades e o running não foge à regra, há muitos exercícios de reforço muscular que os corredores já começam a fazer e a adotar no seu plano de treino. Um desses exercícios é o Mountain Climber ou traduzido para português “escalar montanha”.  O Mountain Climber é um exercício que não é muito conhecido pelos corredores, pelo menos entre os corredores casuais o desconhecimento sobre este exercício é grande. Mas é um exercício que tem inúmeros benefícios em termos físicos como iremos ver mais à frente.

mountain-climber

Quais os benefícios do Mountain Climber

O Mountain Climber é um excelente exercício para trabalhar o core, braços, pernas e peito de uma forma que pode ser moderada a muito intensa. É um exercício que não requer nenhum equipamento especial, apenas uma esteira, ou pode ser feito diretamente no chão. Você pode fazer isso em casa, ginásio, parque ou em qualquer lugar mesmo que tenha pouco espaço. Dependendo da versão que você escolher do Mountain Climber (há muitas), o exercício trabalha várias zonas do corpo, bíceps, tríceps, deltóides, peitorais, core, ancas e pernas (especialmente ancas e gémeos).

Um dos maiores benefícios do Mountain Climber é que é útil para melhorar a amplitude de movimento de extensão e flexão de anca, movimentos essenciais para um corredor.

Como fazer Mountain Climber

Este é o movimento típico que os alpinistas fazem na parede, só que você vai fazê-lo no chão. Coloque-se no chão mountainclimbernuma posição de prancha, de seguida dobre uma das pernas até o seu joelho chegar ao nível do peito (tente não rodar a anca para o lado da perna que mexe, o objetivo é que anca não mexa durante o exercício). Recolha a perna dobrada e faça o mesmo movimento para a outra perna, faça este movimento para as duas pernas de uma forma rápida e explosiva durante 20 a 30 segundos. Descanse e volte a repetir o movimento, tente fazer 3 a 4 séries de 20 a 30 segundos.

De seguida poderá ver 4 vídeos com progressões de Mountain Climber para iniciantes, intermédio, avançado e algumas variações que existem do movimento.

Fonte: 21.42 runners

loading...

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: