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Todos nós ou a maior parte de nós trabalhamos arduamente durante 11 meses , por objetivos de performance ou de estética e todos nós temos algum receio de por tudo em causa quando vamos tirar o tão merecido descanso. Portanto o que precisamos de fazer para não perdermos os ganhos obtidos durante o ano? Será que tenho que continuar a treinar arduamente?

Verá todas estas questão respondidas e ficará esclarecido já de seguida.

Dicas para se manter em forma nas férias

Use escadas em vez de elevador

Esta regra é básica, até no dia a dia, a não ser que vá carregado com sacos de compras ou com as crianças ao colo, mas deve usar mais as escadas e poupe energia no elevador. E mesmo de viver no 25 andar, por exemplo, vá até ao 20º de elevador e faça 5 andares de escadas. Lembre se qualquer coisa é sempre melhor que nada.

escadas

As escadas vão ajudá-lo a trabalhar o seu aparelho cardiorespiratório e vão ajudá-lo a tonificar as pernas e os glúteos, portanto vamos lá subir as escadas.

Faça caminhadas

Se for passar férias para ao pé da praia, saboreie as ondas a baterem lhe nos pés, e conheça a praia de uma ponta à outra, se lhe souber ainda melhor faça uma corridinha à beira mar.

Se o seu destino for uma cidade ou campo, caminhe pelos campos ou pela cidade e conheça e apreciei o local onde está a passar férias. Evite os transportes públicos o mais que puder, já que assim exercita-se e tem outra visão do seu destino de férias.

caminhadas

Brinque com as crianças

Se tiver filhos ou passar férias com os filhos dos seus amigos, nada melhor do que fazer as crianças felizes e ser criança ao mesmo tempo. Uma criança só quer brincar e os seus laços afetivos com elas vão ficar fortalecidos com essas brincadeiras. Vá para a piscina com elas, faça castelos na área , faça jogos atividades com eles, divirtam-se juntos e verá que esse será dos melhores exercícios que pode fazer.

crianças

Use o seu tempo de forma inteligente

O seu voo atrasou, tente não ficar sentado horas à espera enquanto continua a resmungar e a atirar culpas não se sabe bem a quem. Em vez disso, vá dar uma volta pelo aeroporto, suba e desça escadas,  dê uma olhadela pelas lojas e se calhar aproveite ainda para comprar umas recordações de ultima hora.

Reserve hotel com ginásio

Esta regra não é dos meus melhores conselhos já que eu principalmente passo 11 meses dentro dum ginásio, portanto nas férias não tenho muita vontade de ir para dentro dum ginásio, principalmente quando está um tempo fantástico lá fora e se podem fazer outras atividades ao ar livre. Mas se você não costuma ter tanto acesso a ginásio, talvez nas férias pode ser que queira fazer algo um pouco diferente do habitual.

ginásio

Experimente atividades novas

Está de férias, tem tempo, está perto de praia ou de um local onde pode experimentar atividades que nunca experimentou. Desde surf, body board, orientação, escalada, rapel, bike, trekking.. e a lista continua com atividades para todos os gostos. Escolha algo novo para o desafiar e para se divertir claro.

arborismo

Durma

Descanse, não use despertador, acorde quando o seu organismo tiver tido as horas suficientes de repouso. Use esta pausa para relaxar, ter tempo para si e para a sua família.

Coma comidas leves e saudáveis

Aproveite para consumir mais saladas e comidas leves, com o tempo mais quente, deixe as batatas fritas e os hambúrgueres de lado, tal como todas as comidas pesadas e processadas, substitua por mais peixe, verduras, saladas, frutas, mas acima de tudo beba muita água.

As dicas apresentadas acima são essencialmente se se quiser manter ativo mas sem realmente treinar, mas ficam aqui dicas para o caso de querer  treinar em casa ou ao ar livre, sem necessidade de despender horas e mesmo assim ter ganhos, ou pelo menos não perder os alcançados.

  1. Faça treinos curtos mas de alta intensidade

– Varie os picos de esforço. Se gostar de correr tente ir para um local em que alterne subidas e descidas, em que acelera o mais que puder nas subidas e recupere nas descidas.  Se quiser fazer um treino de força, alterne entre pernas com tronco e adicione alguma pliometria, como agachamento com salto, ou lunge com salto, elevações, pranchas flexões de braços com salto etc

treino monte

  1. Faça treinos com o peso corporal

– O seu corpo é uma das melhores ‘’ferramenta’’ para treinar. Use exercícios que treine grandes massas musculares  e o corpo como um todo, como agachamentos, burpees, flexões de braços, lunges, pranchas de braços etc.

flexões

  1. Varie o tipo de treino

-Se um dia fizer um treino de força com o peso corporal , no dia seguinte faça outro tipo de atividade como corrida, ou natação ao ar livre ou uma atividade radical. Tente variar o mais que puder.

varios desportos

  1. Treine acompanhado

Todos nós sabemos o quão e difícil treinar sozinho e muito mais ainda de férias, mas se tiver alguém que ‘’puxe’’ por si de certeza que será mais fácil. Treine com o seu parceiro (a) e veja os seus laços sentimentais ficarem mais fortalecidos, ou treino com um (a) amigo (a) e divirtam se enquanto treinam.

treinar acompanhado

Acima de tudo descanse e lembre-se que está de férias, portanto divirta-se, faça boas memórias desse tempo porque esse tempo passa rápido.

Votos de uma excelentes férias 

Raquel Madeira- Personal Trainer

[email protected]

www.raquelpersonaltrainer.com

Bibliografia

massamuscular.blog.br/dicas-de-como-manter-forma-nas-ferias/

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