... ...

O Que é Uma Rotura Muscular?

Saiba o que é uma rotura muscular e como a deve tratar

As roturas musculares normalmente acontecem, após uma contracção muito forte e violenta do músculo, depois de uma mudança brusca de velocidade, após um salto ou outro tipo de movimento violento para o músculo. Normalmente a rotura muscular aparece quando os músculos não estão bem aquecidos, por isso é fundamental fazer um bom aquecimento para prevenir a rotura muscular.distensao

Os sintomas são descritos normalmente, como uma picadela no músculo ou um estalo, e também é uma dor localizada, a rotura muscular pode aparecer em qualquer grupo muscular, mas normalmente nos atletas aparece mais nas coxas que é um dos grupos musculares mais solicitados na prática do exercício físico.

Associado a este tipo de lesão (rotura muscular), podemos encontrar um derrame e um aumento significativo do músculo afectado, é possível que sinta muita dor ao toque ao alongar e ao contrair o músculo, se o caso for rotura total o músculo perde toda a sua função.

A primeira coisa a fazer quando se está perante estes sintomas de rotura muscular, é passar imediatamente gelo no músculo, o gelo provoca a contracção dos vasos sanguíneos fazendo com que o derrame e o inchaço diminua, colocar gelo dentro de um saco plástico e coloque o saco dentro de uma toalha. Não se deve colocar o gelo directamente na pele, colocar gelo apenas durante 15 minutos e com intervalos de 1 hora, não exagerar se não podem apanhar queimaduras graves devido ao frio.

Se possível tomar um anti-inflamatório, o repouso do músculo é fundamental para uma melhor evolução da lesão, e para a diminuição do inchaço, se os sintomas persistirem, fazer exames (Ecografia ou Ressonância Magnética) para obter um diagnóstico correto, para o tratamento ser também o mais adequado.

loading...

10 Responses

  1. Paulo Silva diz:

    Mais um bom artigo deste blog! Outro artigo bastante interessante para quem é atleta!

  2. António Santos diz:

    Já tive uma rotura muscular quando era atleta, na altura não havia a informação que hoje em dia existe sobre lesões, parabéns pelo artigo está muito elucidativo!

  3. GILSSON TAVARES diz:

    Muito bom este artigo, gostei

  4. Orlando diz:

    Ainda bem que gostam deste artigo! É bom para esclarecer algumas duvidas que vos possam surgir, sobre as roturas musculares!

  5. Miguel Machado diz:

    Mais um bom artigo deste blog e bem elucidativo! É bom ver que começa a existir mais informação sobre lesoes!

  6. Hugo diz:

    Ola boa noite, é optimo ezistir topicos como este!! Eu julgo estar com uma rotura muscular!! a 2 semanas a jogar futebol, mandei um sprinte e senti 3 esticoes na cocha direita da parte de tras, era como se algum tendão foxe rebentar!! pois bem, nas primeiras 2 semanas senti muita dificuldade em andar, e reparei a 3 dias que tinha uma nodoa negra na zona afectada… Mas actualmente ja n tenho tantas dores ja consigo andar normalmente, so me doi quando tento alongar… eu n meti gelo apenas meti sacos de agua quente, n sabia como proceder, e anti inflamatorio so tomei 2 dias depois!! ou seja n fiz o tratamento adequado… Alguem me pode explicar como devo de proceder a recuperaçao??? Desde ja um muito obrigado, e boa noite a todos

    • Orlando diz:

      Em primeiro lugar se ainda te doí é óbvio que o problema ainda está lá!Em segundo lugar o músculo deve estar a curar por ele próprio o que também não é bom! O que te recomendo é não forces o músculo de maneira nenhuma e vás passando gelo de vez em quando! Se tens nódoa negra deves ter um derrame, por isso aconselho-te a procurares um médico para fazeres um tratamento mais adequado, visto que o primeiro tratamento não foi o melhor!

  7. Firmino mesquita diz:

    Olá boa tarde eu ontem a jogar a bola senti uma dor muito forte na perna esquerda ( cocha ) .prático vários desportos, mas tenho tido muitas texturas.que posso fazer para evitar tantas texturas..

    • Corre Salta Lança diz:

      Olá Firmino,

      Antes de mais obrigado pelo seu comentário.
      Se sentiu uma dor tipo picadela pode ser uma rotura muscular, se foi outro tipo de dor aí já podem sem outras coisas, tal como contratura ou uma distensão muscular.

      Sinceramente não percebi o que quis dizer com texturas? O que lhe posso sugerir é que deve consultar um médico de medicina desportiva, ou um fisioterapeuta. Quando as mazelas começam a ser muitas procurar aconselhamento especializado é o melhor, pois só os médicos e fisioterapeutas podem avaliar com precisão a gravidade das mazelas e recomendar o melhor tratamento.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: