Início Lesões O Que é Uma Rotura Muscular?

O Que é Uma Rotura Muscular?

Saiba o que é uma rotura muscular e como a deve tratar

As roturas musculares normalmente acontecem, após uma contracção muito forte e violenta do músculo, depois de uma mudança brusca de velocidade, após um salto ou outro tipo de movimento violento para o músculo. Normalmente a rotura muscular aparece quando os músculos não estão bem aquecidos, por isso é fundamental fazer um bom aquecimento para prevenir a rotura muscular.distensao

Os sintomas são descritos normalmente, como uma picadela no músculo ou um estalo, e também é uma dor localizada, a rotura muscular pode aparecer em qualquer grupo muscular, mas normalmente nos atletas aparece mais nas coxas que é um dos grupos musculares mais solicitados na prática do exercício físico.

Associado a este tipo de lesão (rotura muscular), podemos encontrar um derrame e um aumento significativo do músculo afectado, é possível que sinta muita dor ao toque ao alongar e ao contrair o músculo, se o caso for rotura total o músculo perde toda a sua função.

A primeira coisa a fazer quando se está perante estes sintomas de rotura muscular, é passar imediatamente gelo no músculo, o gelo provoca a contracção dos vasos sanguíneos fazendo com que o derrame e o inchaço diminua, colocar gelo dentro de um saco plástico e coloque o saco dentro de uma toalha. Não se deve colocar o gelo directamente na pele, colocar gelo apenas durante 15 minutos e com intervalos de 1 hora, não exagerar se não podem apanhar queimaduras graves devido ao frio.

Se possível tomar um anti-inflamatório, o repouso do músculo é fundamental para uma melhor evolução da lesão, e para a diminuição do inchaço, se os sintomas persistirem, fazer exames (Ecografia ou Ressonância Magnética) para obter um diagnóstico correto, para o tratamento ser também o mais adequado.

loading...