... ...

O Que é Uma Contratura Muscular?

Saiba o que é uma contratura muscular e como a prevenir

Uma contratura muscular, é um encurtamento das fibras musculares num determinado ponto específico do músculo.

Esta situação acontece, quando o músculo é sujeito a um trabalho muito intenso, a nível de força e de resistência, entre as principais causas das contraturas estão o esforço excessivo e a postura incorrecta mantida por um longo período de tempo.

Na zona da contraída do múimage00sculo, pode-se também sentir um ligeiro papo, uma zona no músculo onde se sente mais rigidez.

Na grande maioria dos casos, as contraturas tratam-se aplicando calor na zona contraída do músculo, e aplicando uma massagem localizada para alongar o músculo contraído.

Mas pode não ser o suficiente, se se tratar de casos complicados estas técnicas não bastarão para curar a lesão!

Se a contratura muscular for causada por uma má postura corporal, os sintomas irão persistir até que corrija a sua postura, se a dor for muito intensa e a dificuldade de movimentos for muita. Poderá também tomar analgésicos (relaxantes musculares), ajudam a aliviar a dor e a um relaxamento do músculo com maior rapidez, devolvendo a mobilidade às fibras musculares.

É sempre aconselhável em casos mais graves, consultar um fisioterapeuta.

loading...

33 Responses

  1. ISRAEL CRUZ JACKSON DE BARROS diz:

    PRATICO O ATLETISMO NA CADEIRA DE RODAS E FIZ UM TREINO MUITO PESADO TO SENTINDO MUITA DOR NO MEU ONBRO E COSTAS E DE BAIXO DO PEITO DO LADO DIREITO O QUE EU FAÇO PARA ME CURAR.

    • Orlando diz:

      Em primeiro lugar tomar um anti-inflamatório para aliviar as dores, eu recomendo o Voltaren! De seguida repouso durante um dia ou dois, se possível massajar a zona dorida!
      Caso não passe a dor o melhor é consultar um médico de medicina desportiva, pois pode ser uma luxação no ombro!
      Espero ter ajudado!

  2. Diogo Santos diz:

    Ora aqui esta um artigo bastante elucidativo, do que é uma rotura muscular! Para quem é atleta isto pode ajudar a compreender melhor esta lesão!

  3. GILSSON TAVARES diz:

    Muito bom este artigo

  4. Ricardo Alves diz:

    Parabéns pelo artigo, muito bom para quem é atleta e para quem não é preceber um pouco melhor este tipo de lesão!

  5. André Ribeiro diz:

    Já tive várias contraturas musculares, e digo-vos quer este artigo retrata bem o que é uma contratura muscular!

  6. António Santos diz:

    Como já foi dito antreriormente, este é um bom artigo sobre contraturas musculares, bastante bom para se perceber o que é uma contratura!

  7. Patrícia Silva diz:

    Bom artigo sobre contraturas musculares, parabén ao blog e ao seu autor por ter artigos destes!

  8. Orlando diz:

    Quando fiz este artigo, foi com o intuito de vos elucidar um pouco mais sobre as contraturas musculares, ainda bem que vocês gostam!

  9. Miguel Machado diz:

    As contraturas são das lesoes mais frequentes em quem pratica atletismo!Parabéns pelo artigo!

  10. Irene Bastos diz:

    Gostei muito de ler o seu artigo, parabéns por ele.
    Agora, gostaria que me ajudasse na minha questão: Quanto tempo pode demorar a tratar de uma contratura grave?

    • Orlando diz:

      O tempo varia muito dependendo se o músculo contraiu muito ou pouco!Também pode variar muito dependendo se o primeiro tratamento foi o mais adequado, como eu falo no artigo!Se os primeiros tratamentos tiverem sido os mais adequados, passadas mais ou menos duas semanas pode voltar aos treinos mas de forma condicionada!

  11. Costa diz:

    Boa noite.

    Foi-me diagnosticada uma contratura muscular na parte posterior da coxa esquerda. Contudo o médico não me receitou fisioterapia..disse apenas que é algo que passa e que posso correr normalmente. O que acham deste diagnostico? as contraturas não têm obrigatoriamentr que ter tratamento?

    • Corre Salta Lança diz:

      As contraturas musculares têm obrigatoriamente que ter tratamento, não passam por si só! O mais aconselhado nos primeiros dias é parar de treinar e passar gelo, pode não precisar de fisioterapia mas sim de massagem para desfazer a contratura. O médico que consultou era especialista em medicina desportiva? O que lhe aconselhava era procurar um especialista em medicina desportiva, pois uma contratura mal curada pode levar a outras complicações! Se tiver dores é óbvio que não deve correr como lhe foi dito! Se puder, recorra a um fisioterapeuta para lhe desfazer a contratura como deve ser, para não correr o risco de ter complicações mais sérias!

  12. Marco diz:

    Tenho um buraco no musculo na lateral direita da coxa direita e nao sei se é uma contratura

    • Corre Salta Lança diz:

      Olá Marco,
      O melhor mesmo é consultar um especialista, ou fisioterapeuta. Só eles poderão avaliar corretamente se é contratura ou não.

  13. Marco diz:

    Nao me sabe dizer mais ou meno o que é

    • Corre Salta Lança diz:

      Para lhe ser muito sincero não sei o que possa ser,sem ver o buraco fica difícil! Pelo que lhe aconselho mesmo ir a um fisioterapeuta, ou um médico de medicina desportiva.

  14. Tiago diz:

    Boa noite, na semana passada durante o treino senti uma ligeira dor no peito. No final do treino notei que o peitoral esquerdo estava mais “inchado” que o direito, e esse inchaço dura até hoje.. não tenho dor, apnas a sensação de que algo me aperta o peitoral. Já fui ao medico e ele disse que era uma rotura muscular, mas nao tenho dor e os anti inflamatorios que me receitou nao têm tido qualquer efeito. Pode ser uma contratura? Obrigado

    • Corre Salta Lança diz:

      Olá Tiago,

      Para lhe ser sincero pode ser várias coisas, e uma delas pode ser de facto uma contractura. Não sei que tipo de exame fez, ou se consultou um médico especialista. Mas o que lhe aconselho se ainda não o fez, é fazer um Raio X para saber se de facto tem alguma coisa ou não, mesmo não tendo dores convêm ter um diagnóstico exacto. Pode não ter dores mas ter alguma coisa que não deixa o inchaço desaparecer.

      • Tiago diz:

        Boa noite e obrigado pela resposta, Fazer o raio x foi algo que ainda não tinha pensado, eu consultei um medico de medicina geral nas urgencias do hospital mas muito sinceramente e depois da informação que ja me foi dada até por proficionais federados do culturismo é de que não pode ser rotura do musculo uma vez que não apresenta dor nem vermelhidao e apesar de o peito estar algo inchado esse inchaço não é “rijo” como no caso dos ematomas causados pela inflamação.. seja como for vou fazer o raio X talvez me possa ajudar a identificar o verdadeiro problema.

        • Corre Salta Lança diz:

          Nestes casos o melhor é sempre consultar um médico de medicina desportiva, os médicos de medicina geral por muito conhecimento que tenham não são especialistas, logo o diagnóstico pode não ser o mais correto. Para evitar tomar medicamentos ou fazer tratamentos para os quais não tem problema, nunca se deve arriscar e fazer todos os exames possíveis para ter sempre um diagnóstico correto.

  15. Tiago diz:

    Boa noite e obrigado pela resposta, Fazer o raio x foi algo que ainda não tinha pensado, eu consultei um medico de medicina geral nas urgencias do hospital mas muito sinceramente e depois da informação que ja me foi dada até por proficionais federados do culturismo é de que não pode ser rotura do musculo uma vez que não apresenta dor nem vermelhidao e apesar de o peito estar algo inchado esse inchaço não é “rijo” como no caso dos ematomas causados pela inflamação.. seja como for vou fazer o raio X talvez me possa ajudar a identificar o verdadeiro problema.

  16. Carina diz:

    Boa tarde,
    Eu normalmente corro diariamente, mas com as férias desleixei-me e nao tenho corrido nenhum dia, e ontem senti dor na zona da anca do lado direito e hoje acordei com uma dor no ombro que mal consigo mexer o braço. O que acha que isto pode ser e o que devo fazer?

    • Corre Salta Lança diz:

      Olá Carina,

      Não sei quanto tempo parou e nem que tipo de treino fez depois de voltar de férias, pelo que podem ser várias coisas.
      As dores que sente podem ser consequência do esforço realizado depois da paragem, podem ser apenas dores musculares normais do regresso ao treino. Pelo que lhe aconselho a tomar um anti-inflamatório durante apenas 2 dias, e se possivel fazer massagem nas zonas doridas. Se as dores não passarem com o continuar dos dias aí aconselho a consultar um médico ou fisioterapeuta, pois poderá ser algo de mais grave. Como pode imaginar não lhe posso dizer com certeza o que poderá ser, só mesmo um médico ou fisioterapeuta poderá fazer o diagnóstico correto.

  17. Samuel Decoud diz:

    Machuquei minha coxa depois de uma pancada no futebol . eu queria saber se é mesmo uma contratura porque está inchado e o musculo duro e o musculo duro . ele nao doi muito ao caminhar apenas na corrida não da pra forçar . tem problemas eu tomar anti inflamatório ? obs faz 3 dias essa pancada .

    • Corre Salta Lança diz:

      Olá Samuel,

      Pelos sintomas que descreveu e se foi pancada a jogar futebol pode ser várias coisas. Não vou arriscar a dizer que é uma contratura porque pode não ser.
      Pode tomar anti-inflamatório sem problema, mas o que aconselho é fazer um raio-x ou outro exame para ter um diagnóstico correto do problema. Se lhe doí não force de maneira nenhuma e consulte um médico ou fisioterapeuta.

  18. Renata diz:

    Olá, boa noite!!!
    Estou com uma contratura na coxa esquerda já faz 4 dias, o q posso fazer além das massagens, com presas morna e remédios como: relaxante muscular e ibuprofeno.

    • Corre Salta Lança diz:

      Olá Renata,

      Uma contratura por norma não demora muito tempo a passar mas é preciso ter alguns cuidados. Para além das massagem que já referiu que está a fazer e muito bem, pode tomar uma anti-inflamatório (Voltaren) durante apenas 3 dias. Isto é o que de melhor tem a fazer inicialmente para além de não treinar como é óbvio! Mas o que lhe aconselho mesmo é consultar um fisioterapeuta para através de massagens desfazer o nodulo que tem na coxa. Só desta forma garante que a contratura fica realmente bem curada, uma contratura mal curada pode levar a complicações maiores, tal como roturas musculares. Uma contratura não é uma coisa muito grave, mas não deve ser mal curada!

  19. Lis diz:

    Boa noite. Obtive uma contratura muscular no ombro ,pk me desiquilibrei no mar, uma onda me apanhou desprevenida e cai… A minha contratura parece mais uma anedota.

  20. A Medicina Chinesa e a Acupuntura são muito eficazes no tratamento de contraturas musculares.
    Podem encontrar mais detalhes sobre o tratamento em http://clinicajosefontes.com/contratura-muscular/

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: