Início Lesões Cãibras Musculares o Que São? E Como Prevenir!

Cãibras Musculares o Que São? E Como Prevenir!

Saiba o que é uma cãibra muscular e algumas dicas para as prevenir

A cãibra muscular, é nada mais nada menos que um espasmo localizado que os nossos músculos sofrem, uma contracção involuntária muito forte, o sítio mais comum é ser nos gémeos mas estes espasmos podem acontecer em qualquer parte do nosso corpo, normalmente acontece quando os atletas não estão na sua melhor condição física ou não estão bem alimentados, mas enganem-se se pensam que só dá aos atletas, pode acontecer com qualquer um de nós.

Eu pessoalmente quando treinava sofria bastante de cãibras, é uma das grandes preocupações que qualquer atleta enfrenta no seu dia-a-dia, não se pode considerar que é uma lesão mas que é uma dor bem intensa e incomodativa lá isso é, a quem nunca aconteceu estar muito bem a dormir, ou a no próprio trabalho e ter uma dor tão intensa no músculo que nos obriga a deixar o que estamos a fazer, pois é isso é uma cãibra muscular.

As cãibras musculares podem ter várias causas, uma delas é o esforço físico muito intenso, um atleta ou uma pessoa que não pratique desporto se forçar demasiado os músculos, pode acontecer que os músculos não estejam preparados para tal intensidade, daí o aparecimento das cãibras musculares.

Outra das causas principalmente nos atletas é a desidratação, é fundamental estar bem hidratado durante o esforço físico, principalmente no verão.

A falta de sódio, fratura ou stress ósseo, alterações metabólicas, doenças neurológicas como Parkinson, insuficiência venosa e varizes nas pernas, longos períodos de inactividade, deficiência de vitaminas (principalmente B1, B5 e B6), são outras das causas que podem provocar as cãibras musculares.

As cãibras musculares podem ser evitadas, não forçar demasiado os músculos durante o exercício físico, para quem é atleta não é fácil mas é uma forma de as evitar, alongar bem os músculos antes e depois do exercício, uma boa alimentação é fundamental para a prevenção das cãibras, uma alimentação rica em vitaminas e minerais (potássio, magnésio, cálcio e sódio) e hidratação, são fundamentais, a ingestão de frutas (banana, morango, mamão, melancia), verduras (couves, espinafres, brócolos), legumes, leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), cereais integrais (arroz integral, aveia, nozes), ajudam bastante na prevenção.

As grandes perdas de sódio e líquidos, são provavelmente os fatores que mais influenciam o aparecimento das cãibras, e para quem é atleta a perda de sódio e líquidos durante os treinos é muito grande devido ao suor, é fundamental estar hidratado e beber bebidas isotónicas para repor a falta de sódio.

Deixo aqui algumas dicas para aquando do aparecimento de cãibras!

Parar imediatamente o exercício, alongar o músculo contraído, massajar a zona onde se sente mais dor, respirar fundo pois a oxigenação do músculo é fundamental, hidratar-se de imediato se possível com bebidas isotónicas como referi anteriormente, se a dor não passar não continuar com o exercício físico pois pode provocar uma leão grave no músculo em causa!

Espero que tenham ficado esclarecidos do que é uma cãibra muscular, das suas causas, de como se podem evitar e das formas de tratamento!

Só me resta desejar-vos bons treinos!

loading...