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Ovos

Durante anos foi-nos dito através da imprensa e comunicado por nutricionistas e médicos, que as gemas de ovo eram um mau alimento para o corpo humano devido à quantidade excessiva de colesterol que continha, quase que um alimento a evitar, no entanto, os anos foram passando e mais pesquisas realizadas e parece que o que era uma verdade agora é posta em dúvida.

Veremos os factos nutricionais do ovo

Os ovos são uma fantástica fonte de proteína magra, ómega -3 ácidos gordos saudáveis para o coração e  contém, ainda, alguns nutrientes muito importantes.

Um ovo grande tem cerca de 186 miligramas de colesterol – e está na sua totalidade na gema de ovo. Já foi pensado ser a principal causa de colesterol no sangue saudável ,como tal  as gemas foram demonizados. No entanto as coisas não se processam dessa forma e o nosso corpo não absorve toda essa quantidade de colesterol e nós precisamos dessa gordura até para nos mantermos saudáveis.

As claras de ovos são uma grande fonte saudável de proteína, mas há definitivamente espaço para os ovos inteiros numa dieta saudável. Portanto podemos desfrutar de muitos benefícios nutricionais de um ovo inteiro.

 Aqui estão alguns benefícios de comer um ovo inteiro

A verdadeira ameaça para o colesterol elevado são as gorduras saturadas e trans, e não o colesterol dietético. Anos atrás, quando cientistas descobriram que pessoas com elevados  níveis de colesterol revelavam doenças do coração, alimentos ricos em colesterol foram considerados ser a principal causa de colesterol no sangue saudável.

Agora , 25 anos depois , os cientistas chegaram à conclusão de que o colesterol nos alimentos não são o verdadeiro vilão – gorduras saturadas e trans têm um efeito muito maior sobre o colesterol no sangue , e essas gorduras de que falamos estão «escondidas» nos bolos de confeitaria, bolachas, chocolates de leite, margarinas de barrar. O seu corpo realmente precisa do colesterol da carne e ovos para produzir a testosterona, que ajuda a aumentar a energia e ajuda a construir mais músculo – edifício de calorias. Mas como tudo, tem que haver moderação.

De fato, um estudo da Universidade de Connecticut descobriu que a gordura na gema de ovo , na verdade, ajuda a reduzir o LDL (colesterol “ruim”) . Então baniu a antiga noção de que um ovo, especificamente na gema , é perigoso para a sua saúde. De acordo com a American Heart Association, o limite recomendado de colesterol dietético é de 300 miligramas para pessoas com LDL normal (mau) colesterol – e um ovo contém 185 miligramas de colesterol dietético. (Se tiver histórico de colesterol elevado ou doença cardíaca na sua família , porém, pode querer consultar o seu médico sobre como limitar a ingestão de colesterol).

Ovos inteiros são cheios de vitaminas e minerais benéficos, são um alimento quase perfeito, com quase todas as vitaminas essenciais e minerais que nosso corpo necessita para funcionar. É uma das poucas fontes alimentares naturais de vitamina D, e contém 7 gramas de proteína de alta qualidade, estão cheios de omega- 3 os ácidos gordos e entregar muitas das vitaminas B e nutrientes – B6 , B12, riboflavina , ácido fólico e de colina – que, na verdade , são acreditados para ajudar a prevenir doenças cardíacas. L- arginina, um aminoácido encontrado nos ovos , são fundamentais para a produção do corpo de proteína e a liberação de hormonas de crescimento. Outro aminoácido encontrado em ovos , como a leucina, também ajuda as hormonas de crescimento, bem como a regular os níveis de açúcar no sangue. A gema contém em si a maior parte destas vitaminas e minerais , além de metade de sua proteína. Quando comer apenas as claras , está a perder todos esses benefícios nutricionais e está receber apenas 3,5 gramas, ou metade , da proteína.

A gordura adicional está na forma de confecioná-los. Se fritar os ovos em gordura saturada – como manteiga e servi-los com gordura saturada carregado de bacon – eles vão ter um impacto negativo sobre os níveis de colesterol . Em vez disso, aqueça o azeite em fogo baixo numa frigideira de ferro fundido para cozinhar o ovo de maneira mais saudável . Mas tem outras formas de cozinhar ovos, como por exemplo cozido com e sem casca, usar um pouco de leite (soja, vaca etc) na frigideira e verá que fica um ovo mexido bem soft mas com um sabor bem agradável.

 

Sendo assim, considere manter ou adicionar este alimento na sua dieta, caso não tenha nenhum problema de maior, e use-o como seu aliado confecionando-o de forma saudável e usando-o com moderação. Como qualquer bom alimento tudo o que é em exagero perde os seus benefícios.

Raquel Madeira /Personal Trainer – [email protected]

Facebook: Personal Trainer Raquel Madeira

Abril 2014

Womens Health , April, 2014

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