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Fortaleça os Joelhos para evitar Desgaste Articular!

A corrida, é um dos desportos que mais lesões e desgaste provoca a nível articular e ósseo. Os nossos joelhos, durante a corrida sofrem várias agressões devido ao forte impacto que fazemos no solo, correr é um movimento natural do ser humano é certo, por esse motivo os nossos joelhos estão sujeitos a fortes impactos durante um longo período de tempo. O que obviamente provoca muitas lesões articulares tais como:

  • Desgaste articular – É gerado por fortes impactos e de forma continua, na cartilagem articular
  • Tendinites rotulianas – Estas lesões, aparecem sobretudo devido à sobrecarga de esforço, de correr em superfícies irregulares e muito pronunciadas
  • Rotura de ligamentos – Esta lesão não é tão frequente em corredores, mas mesmo assim pode contrai-la devido a um desequilíbrio, às torceduras, ou mesmo quedas

Qual a importância de ter umas articulações fortes

Ter umas articulações bem trabalhadas e fortes, pode obviamente minimizar o aparecimento de algumas lesões articulares. Vou-lhe deixar alguns conselhos e exercícios, para você fortalecer os seus joelhos:

  • Primeiro que tudo a prevenção é sempre o melhor remédio, se puder evite correr em terrenos muito duros, o asfalto é dos piores inimigos dos seus joelhos.
  • Se puder realize os treinos mais intensos em terrenos mais macios, em terra ou em relva, os terrenos mais macios reduzem a intensidade dos impactos nas suas articulações.
  • A escolha dos ténis também é fundamental, uns ténis com um bom amortecimento também ajudam a reduzir o stress articular.
  • Correr em pisos menos duros também acarreta alguns riscos, tenha em atenção à irregularidade do piso. O piso pode ser macio, mas a sua irregularidade pode fazer com que você possa tropeçar ou mesmo cair.

O joelho não tem músculos, mas a articulação em si tem, e está rodeada por tendões que asseguram a estabilidade do seu joelho quando este é sujeito a fortes agressões. Os músculos e os tendões sendo fortes, suportam grande parte do stress do impacto, libertando em grande parte a superfície articular destas agressões.

Para fortalecer as suas articulações e os seus joelhos, é necessário você realizar alguns exercícios mais específicos:

  • Agachamento com uma perna – Vai trabalhar essencialmente os extensores, com a intervenção dos isquiotibiais em coordenação intermuscular com estabilidade.

  • O agachamento com barra livre – É o exercício mais básico para trabalhar os extensores, para dar ênfase nos quadríceps. Baixar apenas a um ângulo de 90º não mais.

  • Agachamento corporal – Trabalha essencialmente os quadríceps, e toda a sua musculatura anterior. Flexione e estenda os joelhos quase tocando o chão.

Estes são os exercícios ideais para se fazer em ginásio, mas também o pode fazer casa se quiser:

  • Agachamento com uma  perna – Realize este exercício com a ajuda de um elástico, irá trabalhar essencialmente a força.

  • Bola de fitness – Com uma bola de fitness você pode trabalhar toda a sua musculatura posterior.

  • Agachamento corporal – Este exercício é praticamente igual ao agachamento com barra livre do ginásio, com a única diferença que o executa apenas com o seu peso corporal.

Como pode ver, pode bem fazer estes exercícios em sua casa, trabalhar o reforço articular é fundamental especialmente se for atleta de trail runing.

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5 Responses

  1. 25 de Fevereiro de 2014

    […] Fortaleça os seus joelhos para evitar desgaste articular […]

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