... ...

Exercícios dinâmicos de arrefecimento para corredores

Já tenho escrito alguns artigos aqui no blogue sobre a importância de muitas coisas relativas ao treino, que muitos atletas por norma têm MUITA TENDÊNCIA a esquecer. Tais como fazer alongamentos dinâmicos antes do treino, como fazer uma melhor recuperação, fazer reforço muscular, ou mesmo a importância de uma boa alimentação. Os corredores casuais por norma só querem é correr, correr e correr. As pequenas coisas também são fundamentais para se evoluir como atleta.

Uma das coisas que o corredor casual não faz, porque não sabe ou porque não tem tempo são os exercícios de relaxamento (ou arrefecimento) depois do treino. Depois de um treino intenso é necessário dar tempo ao organismo para este se recuperar, essa recuperação leva algum tempo mas existem coisas que se pode fazer para acelerar a recuperação. Os exercícios de relaxamento (ou arrefecimento) também são fundamentais para os atletas. Não demoram muito tempo para se realizar e também são super fáceis de fazer.

Exercícios dinâmicos de arrefecimento para corredores

Os exercícios dinâmicos de arrefecimento são parte fundamental da recuperação especialmente depois de um treino mais intenso. Devem ser realizados logo após o treino de séries, ou mesmo depois de um treino com maior volume ou intensidade.

Como fazer os exercícios?

Se fizer estes exercícios em pista melhor, pois terá 400 metros para se guiar e não está preocupado com as distâncias. Pode começar por fazer os exercícios na sequência seguinte:

  • 25 metros em skpping baixo
  • 25 metros skippng alto
  • 25 metros skipping tibiotársico
  • 25 metros em steps
  • 50 metros de corrida em ritmo moderado
  • 50 metros em corrida lenta
  • 200 metros a andar

Se não fez as contas a sequência anterior faz um total de 400 metros, por isso mesmo referi que se fizer em pista melhor!  Faça 2 a 3 series depois dos treinos mais intensos.

Porquê que os exercícios dinâmicos de arrefecimento são importantes?

Todo o treino intenso produz lactato e outros subprodutos, reduz o pH do sangue (tornando-o mais ácido). Cria dano muscular que resulta em músculos “mais apertados”. Estes exercícios são a ponte para a corrida mais lenta e desaceleração do metabolismo, está também a eliminar os subprodutos do exercício da sua corrente sanguínea de forma mais eficaz. Aumentará a amplitude de movimento, bem como a força explosiva que também é importantíssima nos corredores.

Perca algum tempo depois dos treinos mais intensos com estes exercícios dinâmicos de arrefecimento, acredite que não se vai arrepender!

loading...

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: