... ...

“Escola de Atletismo Francisco Mariano” – Um Projeto em Grande Crescimento!

O atletismo é uma das modalidades que mais títulos tem dado a Portugal, hoje em dia já tem tido mais visibilidade ao nível da comunicação social, não tanta como o desejado porque infelizmente ainda somos um país que só valoriza o futebol. As outras modalidades, as que dão títulos e que elevam o nome de Portugal bem alto, ainda “sofrem” muito com a falta de apoios a todos os níveis, mas mesmo assim ainda temos a capacidade de formar grandes campeões.

Os campeões não surgem por acaso, é preciso descobri-los, e o trabalho de formação é fundamental. Felizmente, as escolas de atletismo apesar da falta de apoios vão surgindo em Portugal um pouco por todo o país, muito à custa da paixão de treinadores e outras pessoas que gostam da modalidade.

Recentemente, surgiu mais um projeto no âmbito da formação de atletas em Portugal de seu nome “ESCOLA DE ATLETISMO FRANCISCO MARIANO”, um projeto liderado pelo técnico de atletismo que dá o nome à escola Francismo Mariano.

Em que consiste o projeto

É um Projeto de Desenvolvimento do Atletismo no concelho do Montijo, inserido no plano de atividades a dinamizar pela Escola de Atletismo Francisco Mariano da LearnTogether – Associação.

Tem por finalidade promover a participação do maior número de crianças, jovens e adultos, num vasto leque de atividades regulares e pontuais, a desenvolver ao longo do ano, bem como, criar as condições para um enquadramento adequado de todos os participantes que queiram optar pelo quadro competitivo federado.

O Projeto pretende uma boa articulação a todos os níveis da organização, envolvendo as estruturas da modalidade e as forças vivas do concelho.

Objetivos do projeto

  • Promover a dinamização do Atletismo, e garantir a formação desportiva dentro dos níveis etários prioritários (escalões de formação);
  • Dinamizar o desporto da Associação e concelhio, respondendo às necessidades concretas de ocupação dos tempos livres das crianças, jovens e adultos;
  • Contribuir para a integração social, a sociabilidade (convívios, encontros, intercâmbios, contactos), a afirmação individual e coletiva, expressa através da vivência desportiva;
  • Garantir que as atividades praticadas decorram dentro das normas do “espírito desportivo”, dentro das condições técnicas, educativas e culturais, indispensáveis à formação integral;
  • Aumentar o nível de atletas em iniciativas de competição com carácter popular e federado.
  • Interagir com as todas as instituições de caracter social e outras, de forma a enquadrar todos os jovens carenciados que queiram usufruir da prática do desporto

Duração do Projeto

Terá o seu início em Agosto/Setembro de cada ano civil e decorrerá até ao mês de Julho/Agosto, com atividades regulares e pontuais.

As atividades regulares terão um calendário próprio, assim como outras atividades pontuais, convívios, encontros ou festivais, que poderão ocorrer ao longo da época desportiva.

Enquadramento Técnico

O enquadramento do Projeto será feito por um Coordenador Técnico (Francisco Mariano), que irá orientar, acompanhar e avaliar todas as atividades regulares e pontuais a desenvolver.

Com o crescimento da Escola haverá necessidade de mais colaboradores, com perfil para o cumprimento dos objetivos apresentados no projeto.

População Alvo

Crianças, jovens e adultos com idades

Atividades previstas

Atividades Regulares:

Agosto 2013 a Agosto 2014 (Tendo em conta os calendários oficiais)

Segunda a Sexta 18H30 – 20H45 Treinos para Todos os escalões

Sábado e Domingo            Designar Treinos/Competições

Atividades Pontuais:

Organização de um Grande Prémio de Atletismo no concelho Olimpíadas do Atletismo – inter – escolas e inter-freguesias

Torneios Convívio

Competições do quadro Popular/Federado de nível Regional, Nacional, Internacional

Locais de Funcionamento

  • Parque de exposições do Montijo
  • Pavilhão municipal nº 2
  • Escolas preparatórias do concelho
  • Escolas secundárias do concelho Pistas de atletismo do distrito
  • Outros locais a designar pontualmente
  • Freguesias do Concelho

Espero que tenha ficado a conhecer um pouco melhor este projeto, e que possa no futuro “encontrar” e formar grandes campeões na linda modalidade que é o atletismo!

loading...

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: