... ...

É Corredor de Longas Distâncias? Então Não Faça Treinos de Velocidade!

Muitos dos fundistas hoje em dia ainda não sabem o que é fazer treinos de velocidade, o que obviamente não é nada bom!

Velocidade

Velocidade

Muitos dos corredores de longas distâncias, ainda acham que treinar a sua velocidade base não é necessário. Acham que em termos de treino só precisam de treinar a parte aeróbia, e esquecem-se que a parte anaeróbia (a velocidade) também os pode ajudar e muito no seu processo de treino. A mentalidade de muitos deles ainda é “a velocidade é só para os velocistas”, mentalidade essa que está obviamente ultrapassada e ainda bem! Por isso mesmo, o titulo deste artigo obviamente só se aplica a alguns fundistas e ainda bem.

Hoje em dia, os treinadores dos fundistas já incluem nos seus planos de treino sessões de velocidade, apesar de os fundistas as fazerem não fazem propriamente as suas delícias. Os treinos de velocidade para os fundistas são extremamente importantes, e não têm necessariamente que ser um tormento, as sessões de velocidade são rápidas e podem ser bem divertidas. O aconselhável é num período pré competitivo fazer duas a três vezes por semana, e obviamente também treinar durante a restante época, a velocidade combinada com o restante treino aeróbio é o complemente perfeito para o seu treino.

Os treinos de velocidade ajudam na eficiência na corrida, ajudam no aumento da sua amplitude de passada, fortalecem os músculos, e ajudam na prevenção de lesões. Muitos dos corredores de longas distancias depois de começarem a fazer treinos de velocidade, começam a sentir o seu rendimento desportivo a aumentar significativamente e começam a não dispensar este tipo de treinos. Os grandes fundistas de nível mundial, todos eles hoje em dia têm uma velocidade incrível, e obviamente que essa velocidade apesar de ser inata em muitos deles, também a treinam e muito.

Correr pode e deve ser divertido!

Você não se está a divertir enquanto corre? Então porque é que continua a correr sem parar? É importante que você se sinta motivado para correr e fazer os tipos de treino que menos gosta, quando você se diverte a fazer aquilo que gosta obviamente que os resultados aparecem mais rapidamente, do que aqueles que não se sentem motivados para treinar todos os aspetos relacionados com o treino de alto rendimento.

Obviamente que estes conselhos se aplicam a todos vocês, quer sejam fundistas, velocistas, saltadores, lançadores, ultramaratonistas, etc. Correr, saltar, lançar, pode e deve ser muito divertido desde que se queira!

loading...

13 Responses

  1. Filipe Jorge Silva diz:

    Como tenho asma de esforço e 53 anos não consigo correr muito depressa pois os meus bronquios fecham-se e não consigo respirar, daí sentir-me muito bem em provas longas, no entanto tento fazer 3 a 4 treinos de velocidade por mês, neste caso no ginasio onde não tenho problemas de asma.

  2. experimente fazer pequenos sprints no maximo 5 a 6 segundos de duraçao, com intervalos superiores a 1 minuto, vai ver que nao terá problemas respiratorios e vai ganhar velocidade. bons treinos!

  3. Já agora, o título do artigo não está de acordo com o mesmo

  4. A intenção é essa mesma! É chamar a atenção para o texto! No artigo refere que o titulo só se aplica a alguns! Se leste com atenção deves ter visto isso mesmo!

  5. Filipe Jorge Silva diz:

    Celso Pinto Muito obrigado pela dica, e claro que vou experimentar.

  6. Celso Pinto Diria que melhor seria intervalos superiores a 2/3 minutos. Pois apenas com 1 minuto de intervalo não será suficiente para repor a energia gasta (ATP) e nas últimas repetições já será solicitada a resistência. E mais uma vez a asma induzida pelo esforço pode ressentir-se desse esforço.

  7. Julgo que se referem ao treino fracionado ou em certos casos intervalado.

  8. Luís Martins diz:

    Orlando Silva , isso não nenhum sentido.

  9. opiniões são para respeitar, quando fiz várias Maratonas quer de alcatrão e de Montanha—-treinei velocidade e nada me quebrou os meus alcances…..

  10. Claro, mas tenho visto aqui alguns comentários que fico baralhado com tanta sabedoria.

  11. Faz todo o sentido! Um título polémico chama a atenção para a leitura, foste ler o artigo ou não foste…….não preciso de dizer mais nada!

  12. Luís Martins diz:

    Orlando Silva Para ti faz sentido, para mim e para os sete que puseram o ok, no comentario do celso, tb não concordam contigo. Opiniões, a minha é de que não faz sentido nenhum, e sim li o artigo, pois se só tivesse lido o titulo e não o texto, nunca teria chegado a esta conclusão ….

  13. Mt boa a matéria!! É como musculação ; a gente sabe que TEM que fazer mas… Treino tiros de velocidade esporadicamente, dentro do próprio percurdo E já chego a sustentar 1Km a 3min/Km (20 Km/h): é a mesma coisa?? Não gosto de pista… Abç,GIBA.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: