Início Dietas Dieta sem Glúten- Saiba em que é que consiste e como fazê-la

Dieta sem Glúten- Saiba em que é que consiste e como fazê-la

29
0
COMPARTILHE

É uma das dietas mais praticadas do momento: o glúten deixou de ser uma proteína bem vista pelos praticantes de hábitos saudáveis. Tudo não passa de alarmismo, já que o glúten é uma propriedade comum a diferentes alimentos. Está presente no trigo, na aveia, no malte e em produtos derivados como pães e bolos. Apesar de não ser propriamente benéfica para o nosso organismo, pode ser consumida pela maior parte da população, já que apenas uma quota-parte desta é intolerante ao glúten.

O Glúten é prejudicial?

Na prática, o que o glúten faz para prejudicar uma dieta é o facto de este provocar uma digestão lenta no organismo, devido à sua fermentação excessiva. Logo, os alimentos que contêm glúten acabam por ser os que mais calorias contêm, como por exemplo as massas ou o pão. Sem o glúten, o seu metabolismo acelera e muitas das pessoas que se queixam de barriga inchada, sentem diferença depois de deixarem alguns alimentos com glúten. O efeito é imediato: menos inchaço e uma perda de peso que pode chegar até aos cinco quilos em duas semanas. Obviamente, e caso não seja celíaco, o glúten não deve ser erradicado da sua vida, porque traz benefícios. Primeiro, o glúten ajuda à criação de bactérias benéficas para o intestino. Depois, a falta de glúten provoca saciedade, insónias e alterações hormonais. E, finalmente, existem estudos que comprovam que a falta de glúten pode causar ansiedade e subsequente depressão.

Portanto, é com conta peso e medida que deve consumir estes alimentos, onde o glúten está presente: massas, bolachas, malte, trigo, aveia, cevada, centeio, farinhas, salsichas, bolos, pães e temperos industrializados. Existem mais alimentos onde o glúten está presente, por isso esteja sempre atento às informações nutricionais. Agora, está na hora de apontar a ementa e começar a por em prática a sua nova dieta. Siga estes exemplos e altere a dieta consoante o seu gosto, mas seguindo as práticas sem glúten.

Como fazer a dieta sem glúten

No pequeno-almoço, coma uma salada de frutas com quinoa, mais um sumo de fruta sem aditivos. Se necessita de algo mais consistente, experimente o pão sem glúten, com uma fatia de queijo light e mais uma chávena de chá verde. Se preferir o pão, adicione uma fruta como uma maçã ou uma laranja a esta refeição. A meio da manhã, também deve comer uma peça de fruta ou um iogurte natural com sementes ou biscoitos sem glúten.

Ao almoço, os hidratos não estão proibidos. Escolha uma destas opções: um bife de frango grelhado, com arroz integral e salada de agrião, alface e tomate; uma posta de salmão assada com uma colher de quinoa e uma salada de alface roxa, rúcula e tomate cereja; ou então, um prato com carne picada, com couve refogada e uma curgete grelhada.

O lanche da tarde serve para reforçar o corpo e evitar sentir fome, comendo, por exemplo, um ovo cozido ou uma salada de frutas. Pelo jantar, continue a colocar hidratos no seu prato, mas sem glúten. Siga estes exemplos: ou um prato de macarrão sem glúten com um bife de peito de frango, ou uma coxa de frango com uma batata-doce assada ou então um prato de arroz integral com salada de alface.

Se ainda sentir fome durante a noite, coma uma peça de fruta ou um pouco de gelatina. Durante 15 dias, pratique este regime e comece a ver os efeitos no seu corpo.

loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here