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Dieta metabólica – O que é e como a fazer

Viver em dieta constante não é uma vida saudável, apesar de tudo o que conhecemos fazer transparecer que sim. Mudar os seus hábitos alimentares para hábitos mais saudáveis é saber viver bem, o que é muito diferente de se manter em dietas constantes, que, no fundo acabam por não trazer grandes resultados para a sua forma física. Se quer apostar num regime alimentar que traz mudanças reais para si, esta pode ser a dieta certa. Chama-se Dieta metabólica e vai mudar a forma como o seu organismo e até potencializar outras dietas no futuro.

O que é dieta metabólica?

Esta dieta serve para acelerar o metabolismo, o sistema que o organismo estabelece para transformar os nutrientes que os alimentos têm em energia que o nosso corpo utiliza para se manter bem. Quanto mais rápido for o metabolismo ou quanto menos idade metabólica você tiver, maior será a capacidade de transformar a energia, evitando assim que outros nutrientes se transformem em gordura e que se mantenham no corpo. Ou seja, quanto mais lento o metabolismo, maior é a probabilidade de ganhar peso. Isto pode acontecer quando a alimentação que mantemos é pobre em alguns nutrientes e quando não mantemos uma atividade física constante, levando uma vida sedentária. De dia para dia, a idade metabólica vai aumentando, e torna-se mais difícil perder peso. Ao fazer com que o seu organismo trabalhe, os quilinhos a mais vão desaparecer e com esta dieta você pode eliminar até sete quilos rapidamente.

Como fazer a dieta metabólica

Comecemos pelo pequeno-almoço e pelas refeições que você pode praticar em casa. Um café com duas torradas integrais e uma colher de requeijão ou chá com adoçante, três torradas integrais e uma fatia de queijo ricota. Pode optar também por duas fatias de pão centeio com requeijão e café ou um pão com margarina e uma chávena de cappuccino magro. A meio da manhã, aposte sempre na fruta: maçã, banana, melancia ou ananás.

Ao almoço, as opções são variadas. Aposte em frango grelhado ou outras carnes de aves e encha o prato de salada à sua escolha, nunca esquecendo a alface. Nos hidratos de carbono, aposte no arroz (coloque apenas três colheres de sopa no prato), sobretudo o integra. Ao lanche, volte a comer fruta.

No jantar, as sugestões são diversas e diferentes do que está habituado a comer. Pode comer cereais de aveia com leite magro, um pouco de arroz integral com salada e bife de frango grelhado, sopa de legumes ou um batido de leite com papaia, granola e banana, Por fim, chega a hora da ceia e você pode escolher entre uma gelatina light, frutas ou duas bolachas sem açúcar.

Não se esqueça que deve beber muita água (cerca de dois litros) durante todo este processo, para manter os níveis de hidratação do corpo normais. O exercício físico é mesmo fundamental, até porque, ao perder peso poderá perder alguma firmeza na pele, ganhado flacidez na barriga, no rabo e nas coxas. Para evitar que isso acontece, comece por praticar pequenas caminhadas de 30 minutos, corridas ou começar a praticar exercício localizado.

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