... ...

Dieta Anti Envelhecimento

Os alimentos têm o poder de prevenir doenças, além disso também têm o poder de combater o processo de envelhecimento e aparecimento de rugas. Sabia? Ora, assim, podemos falar de uma dieta anti envelhecimento.

O ponto-chave está na ingestão de alimentos que combatam a inflamação, ricos em antioxidantes e fáceis de digerir. Basicamente são alimentos sobrecarregados, alimentos bons para o nosso corpo. Esses alimentos são ricos em antioxidantes, como os vegetais. São esses antioxidantes os responsáveis por prevenir a inflamação e danos a nível celular, pois destroem os radicais livres presentes no corpo.

Esses radicais livres são moléculas de oxigénio instáveis produzidas por coisas como stress, pesticidas e sol. Nas células da pele, levam à rotura do colagénio, que por sua vez provocam o aparecimento de rugas.

A inflamação é a resposta natural do corpo aos radicais livres, sendo que a inflamação a longo prazo se deve a sistemas imunitários fracos e a um aumento do risco de cancro e doenças crónicas.

Assim, mudando os nossos hábitos alimentares e estilo de vida, conseguimos ter uma dieta anti envelhecimento, e ficar mais saudáveis e jovens por mais tempo.

Alimentos a Evitar

Para seguir uma dieta anti envelhecimento há que evitar produtos de difícil digestão como leite de vaca e produtos de soja (especialmente pessoas com sistemas imunitários fracos).

Há ainda que evitar alimentos processados, açúcares, sal, e gorduras processadas.

Alimentos Anti Envelhecimento

Cebolas – as cebolas são ricas em quercitrina, que é um antioxidante que ajudam a fortalecer as células danificadas. Ajudam ainda a subir os níveis de bom colesterol.

Alho promove o crescimento dos glóbulos brancos. Tanto pode comer algo fresco ou seco.

Brócolos – são ricos em magnésio e vitamina C, sendo um dos alimentos que mais ajudam o sistema imunitário.

Quinoa – excelente fonte de proteínas, ou seja, tem praticamente todos os aminoácidos essenciais para o nosso corpo construir músculo e se reparar a ele mesmo.

Couve rica em vitaminas e minerais, além de rica em luteína, que é um nutriente importante na regeneração celular da pele.

Salmão – o salmão é uma boa fonte de gorduras saudáveis (ácidos gordos ómega 3 – considerado também um  nutriente anti envelhecimento), além de rico em vitamina D e selénio que ajudam no crescimento capilar, pele e ossos. Outras fontes de gorduras saudáveis incluem o azeite extra virgem.

Frutos Secos – também riscos em óleos saudáveis, fibras, vitaminas, minerais e arginina (aminoácido potente)

Espinafres – rico em benefícios para a saúde, contém imensos fito nutrientes e antioxidantes, incluindo as vitaminas K, C e E, folato, ferro e carotenoides.

Sardinhas – ricas em ácidos gordos ómega 3, quase não têm mercúrio e ricas em minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco.

Ovos – ricos em proteínas de qualidade, minerais essenciais e quase todas as vitaminas (exceto vitamina C).

loading...

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: