Início Dicas Treino de atletismo Quais os Benefícios da Técnica de Corrida no Treino do Corredor?

Quais os Benefícios da Técnica de Corrida no Treino do Corredor?

Quais os benefícios que você pode ter em fazer muita técnica de corrida

Os treinos de técnica de corrida são fundamentais para todos os que praticam atletismo mesmo para os corredores de longas distâncias

Ainda são muitos os corredores de longas distâncias que acham que a técnica de corrida não é importante no seu processo de treino. Acham que a técnica de corrida é importante apenas para os atletas das disciplinas mais técnicas, como os velocistas, barreiristas, saltadores etc, e não introduzem exercícios de técnica de corrida no seu planeamento de treino.

Obviamente que esta mentalidade em relação à técnica de corrida está ultrapassada, e hoje em dia este tipo de exercícios são introduzido a nível de planeamento de treino nas várias disciplinas do atletismo, e não só nas mais técnicas. A técnica de corrida trás grandes benefícios não só a nível de coordenação motora, mas também no nível de fortalecimento muscular e ajuda na economia de esforço durante os treinos e competição.

Quando um atleta começa a praticar atletismo quer seja jovem ou numa idade já mais avançada, não têm a noção que em termos biomecânicos a sua postura corporal na corrida está longe de ser a mais correta. Normalmente esses atletas já têm interiorizado uma forma errada de correr, e torna-se mais difícil corrigir a má postura corporal. A introdução dos exercícios de técnica de corrida no planeamento do treino, é fundamental para corrigir a postura corporal ao nível dos apoios, dos braços, do centro de gravidade (anca).

Antes de estar ligada a fatores cardiovasculares, a corrida depende muito dos níveis de resistência muscular de cada um. Muitos atletas não têm a noção do quão debilitados estão a nível muscular e o quanto isso os pode prejudicar na corrida, e só pensam em treinar a parte cardiovascular, os músculos têm que ter resistência para transportar o peso do corpo. Quanto mais pesado for o seu corpo mais força os seus músculos precisam, e nos atletas de corridas longas isso é ainda mais fundamental, pois estão sujeitos a um esforço prolongado maior. Os treinos de técnica de corrida contribuem de forma decisiva para o aumento da resistência muscular.

A técnica de corrida também contribui para o melhoramento dos níveis de economia de esforço dos atletas, treinando a biomecânica e a resistência muscular, começam a ter a noção dos benefícios que terão na economia de esforço. Os atletas começam a ficar “mais leves” nas suas passadas, começam a ser mais eficientes no seu contato com o solo, despendendo menos energia e intensidade nos apoios. Transportando essa leveza para a corrida, o seu rendimento desportivo irá aumentar e muito.

Vou-lhe deixar alguns exemplos de exercícios de técnica corrida que são introduzidos nos treinos de atletismo. São exercícios básicos que todo o atleta executa nos seus treinos diários.

Skipping baixo

Neste exercício dar especial atenção à frequência da passada, execute o exercício com uma intensidade elevada, tendo sempre em atenção os braços, e tentar manter sempre o seu centro de gravidade (anca) o mais alto possível. Execute o exercício durante 20 ou 30 metros, 4 a 5 vezes.

Skipping baixo
Skipping baixo

Skipping alto

Este exercício visa essencialmente aproximar o que seria a sua postura correta de corrida, eleve bem alto o joelho a um angulo de 90º graus, ponta do pé sempre para cima, tente manter sempre o seu centro de gravidade o mais alto possível. Dê importância a intensidade com que executa o exercício, e à circulação da perna. Execute o exercício durante 20 ou 30 metros, 4 a 5 vezes.

Skipping alto
Skipping alto

Skipping atrás

Eleve bem os calcanhares até a anca, tente manter o tronco sempre direito, o objetivo neste exercício é elevar o calcanhar até à anca o mais rápido possível, neste exercício a rotação da perna quase que não existe., tenha sempre em atenção a posição dos braços. Execute o exercício durante 20 ou 30 metros, 4 a 5 vezes.

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Skipping à frente

Com o tronco direito e não inclinado para trás avance no solo com as pernas sempre esticadas, não faça a rotação da perna livre, mantenha sempre a ponta do pé para cima, o objetivo é avançar no solo só com a rotação do pé em contacto com o solo. Execute o exercício durante 20 ou 30 metros, 4 a 5 vezes.

Skipping tibio tarsico

Steps ou corrida saltada

Faça corrida saltando de um apoio para o outro, na fase de voo tente manter sempre o joelho a um angulo de 90º, tente manter a ponta do pé para cima, o impacto no solo deve ser o mais leve e demorar o menos tempo possível, faça a rotação do pé no solo “empurrando” para a frente e para cima o seu apoio. Tenha em atenção a postura do tronco e braços. Execute o exercício durante 20 ou 30 metros, 4 a 5 vezes.

Steps ou corrida saltada
Steps ou corrida saltada

Como pode ver, estes são alguns exercícios básicos de técnica de corrida aplicáveis a todos os que treinam atletismo. Estes exercícios servem apenas como linha orientadora para o seu treino. Mas nem todos somos iguais, e as necessidades em termos de treino variam de pessoa para pessoa, por isso mesmo eu recomendo-lhe que procure um profissional especializado para o orientar da melhor maneira, corrigir as suas deficiências a nível de treino de técnica de corrida, e outros aspetos fundamentais ao nível do treino.

Veja o seguinte video sobre técnica de corrida!

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