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Quais os Benefícios da Técnica de Corrida no Treino do Corredor?

Quais os benefícios que você pode ter em fazer muita técnica de corrida

Os treinos de técnica de corrida são fundamentais para todos os que praticam atletismo mesmo para os corredores de longas distâncias

Ainda são muitos os corredores de longas distâncias que acham que a técnica de corrida não é importante no seu processo de treino. Acham que a técnica de corrida é importante apenas para os atletas das disciplinas mais técnicas, como os velocistas, barreiristas, saltadores etc, e não introduzem exercícios de técnica de corrida no seu planeamento de treino.

Obviamente que esta mentalidade em relação à técnica de corrida está ultrapassada, e hoje em dia este tipo de exercícios são introduzido a nível de planeamento de treino nas várias disciplinas do atletismo, e não só nas mais técnicas. A técnica de corrida trás grandes benefícios não só a nível de coordenação motora, mas também no nível de fortalecimento muscular e ajuda na economia de esforço durante os treinos e competição.

Quando um atleta começa a praticar atletismo quer seja jovem ou numa idade já mais avançada, não têm a noção que em termos biomecânicos a sua postura corporal na corrida está longe de ser a mais correta. Normalmente esses atletas já têm interiorizado uma forma errada de correr, e torna-se mais difícil corrigir a má postura corporal. A introdução dos exercícios de técnica de corrida no planeamento do treino, é fundamental para corrigir a postura corporal ao nível dos apoios, dos braços, do centro de gravidade (anca).

Antes de estar ligada a fatores cardiovasculares, a corrida depende muito dos níveis de resistência muscular de cada um. Muitos atletas não têm a noção do quão debilitados estão a nível muscular e o quanto isso os pode prejudicar na corrida, e só pensam em treinar a parte cardiovascular, os músculos têm que ter resistência para transportar o peso do corpo. Quanto mais pesado for o seu corpo mais força os seus músculos precisam, e nos atletas de corridas longas isso é ainda mais fundamental, pois estão sujeitos a um esforço prolongado maior. Os treinos de técnica de corrida contribuem de forma decisiva para o aumento da resistência muscular.

A técnica de corrida também contribui para o melhoramento dos níveis de economia de esforço dos atletas, treinando a biomecânica e a resistência muscular, começam a ter a noção dos benefícios que terão na economia de esforço. Os atletas começam a ficar “mais leves” nas suas passadas, começam a ser mais eficientes no seu contato com o solo, despendendo menos energia e intensidade nos apoios. Transportando essa leveza para a corrida, o seu rendimento desportivo irá aumentar e muito.

Vou-lhe deixar alguns exemplos de exercícios de técnica corrida que são introduzidos nos treinos de atletismo. São exercícios básicos que todo o atleta executa nos seus treinos diários.

Skipping baixo

Neste exercício dar especial atenção à frequência da passada, execute o exercício com uma intensidade elevada, tendo sempre em atenção os braços, e tentar manter sempre o seu centro de gravidade (anca) o mais alto possível. Execute o exercício durante 20 ou 30 metros, 4 a 5 vezes.

Skipping baixo

Skipping baixo

Skipping alto

Este exercício visa essencialmente aproximar o que seria a sua postura correta de corrida, eleve bem alto o joelho a um angulo de 90º graus, ponta do pé sempre para cima, tente manter sempre o seu centro de gravidade o mais alto possível. Dê importância a intensidade com que executa o exercício, e à circulação da perna. Execute o exercício durante 20 ou 30 metros, 4 a 5 vezes.

Skipping alto

Skipping alto

Skipping atrás

Eleve bem os calcanhares até a anca, tente manter o tronco sempre direito, o objetivo neste exercício é elevar o calcanhar até à anca o mais rápido possível, neste exercício a rotação da perna quase que não existe., tenha sempre em atenção a posição dos braços. Execute o exercício durante 20 ou 30 metros, 4 a 5 vezes.

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Skipping à frente

Com o tronco direito e não inclinado para trás avance no solo com as pernas sempre esticadas, não faça a rotação da perna livre, mantenha sempre a ponta do pé para cima, o objetivo é avançar no solo só com a rotação do pé em contacto com o solo. Execute o exercício durante 20 ou 30 metros, 4 a 5 vezes.

Skipping tibio tarsico

Steps ou corrida saltada

Faça corrida saltando de um apoio para o outro, na fase de voo tente manter sempre o joelho a um angulo de 90º, tente manter a ponta do pé para cima, o impacto no solo deve ser o mais leve e demorar o menos tempo possível, faça a rotação do pé no solo “empurrando” para a frente e para cima o seu apoio. Tenha em atenção a postura do tronco e braços. Execute o exercício durante 20 ou 30 metros, 4 a 5 vezes.

Steps ou corrida saltada

Steps ou corrida saltada

Como pode ver, estes são alguns exercícios básicos de técnica de corrida aplicáveis a todos os que treinam atletismo. Estes exercícios servem apenas como linha orientadora para o seu treino. Mas nem todos somos iguais, e as necessidades em termos de treino variam de pessoa para pessoa, por isso mesmo eu recomendo-lhe que procure um profissional especializado para o orientar da melhor maneira, corrigir as suas deficiências a nível de treino de técnica de corrida, e outros aspetos fundamentais ao nível do treino.

Veja o seguinte video sobre técnica de corrida!

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18 Responses

  1. Boa Tarde. Há uma grande gama de exercícios aos quais chamamos exercícios de Técnica de Corrida. Uns são exercícios de reforço, outros são de coordenação e outros, na realidade, são exercícios técnicos. Por isso, cada vez mais, chamo a estes exercícios de Exercícios de Economia de Corrida pois, no conjunto revertem para uma melhoria clara da economia de corrida.

    • Orlando diz:

      Concordo plenamente! Mas o leitor em geral pode não ter o conhecimento técnico de treino, para poder diferenciar os tipos de exercícios de técnica de corrida.
      Este artigo é mais direccionado para todos aqueles que não têm bases de treino, dei exemplos dos exercícios mais básicos e fáceis, para o leitor poder entender melhor os conceitos de técnica de corrida.
      Por isso mesmo é que no final do artigo, aconselho o leitor a procurar profissionais especializados para uma melhor orientação em termos de treino!

      • Olá. Não gostaria que o meu comentário fosse visto como uma crítica mas sim como um complemento ao artigo. Este meu comentário reflete a minha opinião que tenho tentado “vender” às pessoas nos últimos anos, ou seja, tentar cimentar cada vez mais a ideia de que faz mais sentido apelidarmos estes exercícios de Exercícios de Economia de Corrida.
        Continuação de bom trabalho!

        • Orlando diz:

          Antes de mais quero lhe agradecer os seus comentários! Todos os comentários são positivos, quer sejam criticas ou não, já por isso é que existe os comentários nos sites! Não entendi o seu comentário como uma crítica, antes pelo contrario achei um comentário bem apropriado para o artigo. Na minha resposta apenas lhe quis dizer que o artigo foi mais feito para os leitores que não têm bases de treino, o seu comentário não foi encarado como uma crítica, como já referi anteriormente foi bastante positivo!

  2. Filipe Jorge diz:

    Boa Tarde
    Quando não se tem um treinador vamos pesquisando na internet e por vezes surjem estes sites com dicas e concelhos muito bons sofre as diversas técnicas de corrida ou melhoria da mesma, mas pergunto se no mercado existe algum livro ou algum site especifico sobre este tipo de asuntos, isto é claro que não estou a menosprezar este site.
    Obrigado

  3. Deivisson diz:

    muita informação em um único post. Muito bom!

  4. Angelo Senra diz:

    As técnicas de corrida deverão ser ajustadas ao objectivo de cada um, creio eu.
    Neste momento tento reunir info para treinar para me estrear em ultra Trail’s devo seguir o seu conselho Orlando nos 3 sites que indicou acima?

    Obg e parabéns pela ajuda que dá!

    • Corre Salta Lança diz:

      As técnicas de corrida, podem sim variar de disciplina para disciplina se for atleta de pista! Para quem é corredor de longas distâncias, a técnica não anda muito longe dos exercícios que eu descrevi no artigo, com mais um outro exercício à mistura, mas não precisa ser muito elaborada! Praticamente todos os atletas fazem apenas os exercícios básicos.
      Quanto aos sites que eu referi, acho que deve seguir as informações lá descritas. São sites muito bons, e de grande qualidade em termos de informação de treino! Pode também seguir algumas dicas aqui descritas nos artigos Corre Salta lança, sobre correr de forma segura e evitar lesões!

  5. Nestes vários exercícios como é que o pé chega ao chão? a saída deve ser sempre com rotação do pé, com implusão final do cós(parte de baixo antes dos dedos) do pé?

    • Corre Salta Lança diz:

      Sim! O pé tem que chegar ao solo primeiro com a planta, e não entrando de bico ( com a ponta do pé virada para baixo). Se chegar ao solo com a ponta do pé para baixo, estará a travar todo o seu movimento, pelo que o pé deve entrar com a planta e fazer um movimento de rotação para sair do solo o mais rapidamente possível!
      O calcanhar nunca deve tocar no solo!

  6. jorge rocha diz:

    Quando é que estes devem ser realizados? Antes ou depois da corrida? E quantas vezes por semana? Obrigado!

    • Corre Salta Lança diz:

      Olá Jorge

      Os exercícios de técnica de corrida por norma são realizados sempre antes do treino e todos os dias, quem é iniciante nas corridas deve realiza-los durante bastante tempo (mais ou menos 15 a 20 minutos). Quem já tem por hábito fazer estes exercícios, pode reduzir o tempo dispensado para estes exercícios ( mais ou menos 10 minutos).

    • Quem ainda não tiver experiência na realização desses exercícios técnicos, deve realizar antes da corrida de forma que o sistema nervoso ainda não esteja “cansado”. Mas quando os exercícios já estão assimilado, e tendo em conta que o objetivo é que esses esses gestos técnicos tenham rentabilidade em corrida de resistência, esses exercícios técnicos devem passar a ser realizados também no final da corrida, ou seja, quando o sistema nervoso já está cansado.

  7. Italo castro diz:

    Qual a importância dos exercícios de tecnicas de corridas?

    • Corre Salta Lança diz:

      Olá Italo,

      Os exercícios de técnica de corrida são bons para várias coisas, trazem benefícios em termos de postura correta na corrida(biomecânica).
      Ajudam os atletas a economizar esforço na corrida, e também são ótimos exercícios de pliometria para potenciar a força explosiva.
      Os exercícios devem ser realizados sempre em todos os treinos de corrida.

  8. Aurelio Gomes diz:

    gostei muito e vai fazer parte rotineira do meu treino

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