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Saiba Quais os Melhores Alimentos Para Fazer Uma Alimentação Equilibrada!

Ter uma alimentação equilibrada é fundamental, saiba quais são os melhores alimentos!

Hoje em dia os portugueses já começam a ter mais cuidados com a alimentação, o que obviamente é muito bom, já começam a procurar mais informação sobre os melhores alimentos para se consumir, os que melhor fazem, os que têm mais valor nutricional, etc.

Mas a maioria das pessoas ainda não sabe muito bem quais são esses alimentos, apesar de toda a informação que já existe ainda têm pouco conhecimento sobre o que comer, o que melhor faz em determinada altura do dia, o que comer para repor energias mais rapidamente, muitos têm algum conhecimento desses alimentos mas não sabem a melhor forma de os cozinhar, enfim apesar de toda a informação existente o conhecimento ainda está muito aquém do esperado na sociedade portuguesa, apesar de haver melhorias consideráveis.

O Corre Salta Lança também dá dicas sobre nutrição, como tal decidi fazer mais um artigo sobre alimentação saudável, onde  irão  encontrar algumas regras e dicas que têm como objetivo vos orientar para aprenderem a fazer uma alimentação saudável.

Pequeno-Almoco

Para começar vou-vos falar um pouco do que devem comer ao pequeno-almoço, quem nunca ouviu a expressão “ o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia”, pois é de fato o pequeno-almoço é mesmo a refeição mais importante do dia mas normalmente muitos de vocês não tomam o pequeno-almoço quando acordam, isto acontece por variadíssimas razões, mas a principal razão é que hoje em dia devido à sociedade “frenética” em que vivemos muitas pessoas se esquecem das pequenas coisas importantes da vida, e uma delas é tomar um bom pequeno-almoço.

Quais são os alimentos mais importantes para o pequeno-almoço?

Os cereais integrais são dos alimentos mais importantes que todo o ser humano deveria comer ao pequeno-almoço, pois são uma rica fonte de hidratos de carbono, contêm também fibra magnésio e fosforo, como tal mantêm os nossos níveis de açúcar estáveis e são também uma boa fonte de energia para o nosso dia-a-dia, procurem comprar cereais o menos complexos possíveis, evitem comprar os cereais com misturas, façam a vossa mistura em casa pois é mais saudável, podem adicionar frutos secos tais como nozes, amêndoas, passas.

O iogurte magro é outro dos alimentos que é indispensável no nosso pequeno-almoço, para além de ser uma boa fonte de proteínas naturais, ajuda o nosso sistema digestivo e imunitário a estar regulado, um sistema digestivo regular ajuda o nosso organismo a manter as infeções “afastadas”, hoje em dia temos várias hipóteses de escolha nos supermercados, desde que sejam iogurtes magros.

A fruta como a maioria de vocês sabe é outros dos alimentos que deveriam incluir no vosso peque-almoço, é também uma rica fonte de minerais, fibra e vitaminas, tudo aquilo que o nosso organismo precisa para estar regulado e nutrido, variem as peças tanto quanto possam e comam-nas com casca e inteiras, pois só assim conseguem tirar todo o valor nutricional da fruta.

Os portugueses não têm por hábito comer ovos ao pequeno-almoço, é mais um hábito dos Britânicos mas todos nós deveríamos começar a comer ovos especialmente se praticarmos desporto, os ovos são dos alimentos mais ricos em proteínas e fornecem-nos uma grande fonte de energia, para quem não sabe os ovos contem uma substancia que se chama “fosfolípido”, que ajuda na memoria e na concentração, para tirarem melhor partido de todo as proteínas do ovo comam-no cozido, não fritem pois isso vai alterar todas as “super” proteínas que o ovo tem, a quantidade que vos recomendo é um ovo cozido.

As sandes e os sumos de fruta são outros dos bons alimentos para um bom pequeno-almoço, podem comer sandes de pão integral e para o recheio das sandes escolham boas fontes de proteínas tais como:

  • Queijo tipo flamengo magro
  • Ovo cozido
  • Peito de frango
  • Atum
  • Fiambre
  • Alface
  • Tomate

Podem fazer as combinações que desejarem nas sandes, para acompanhar as sandes bebam sumos naturais, evitem os sumos com açúcar como os que se compram nos supermercados, como já referi anteriormente alguns destes alimentos não fazem parte dos hábitos da maioria de nós, mas se tentarmos comer alguns deles irão ver que só vão ter a ganhar em termos de saúde e qualidade de vida.

Peixe

Peixe

Já vos falei dos benefícios de um bom pequeno-almoço, agora vou-vos falar um pouco da alimentação às refeições, são muitas as pessoas que não gostam de peixe, quem nunca ouviu aquela celebre frase que “peixe não puxa carroça”, pois é o peixe pode não deixar o nosso organismo tão saciado como a carne mas é tão ou mais fundamental na nossa alimentação como a carne, o peixe é uma das melhores fontes de proteínas que podemos encontrar na roda dos alimentos, os nutricionistas aconselham sempre o peixe nas suas recomendações por terem um grande valor nutricional.

Peixe um dos mais potentes e poderosos anticancerígenos!

Sabiam que o peixe é um poderoso anticancerígena, vários estudos foram feitos por várias entidades, e todas elas concluíram que o ómega-3 é um ácido gordo que ajuda na prevenção de vários cancros tais como o cancro da mama, do cólon, do pâncreas e da próstata, o nosso organismo é incapaz de produzir ómega-3 como tal é necessário comer peixe para que nosso corpo tenha este ácido gordo, e o peixe é o alimento que mais ómega-3 tem, é aconselhável comer todo o tipo de peixe e sempre que possível fresco, em termos de confeção devem privilegiar peixe cozido ou grelhado em vez de peixe frito, e acompanhado com legumes é a refeição perfeita em termos nutricionais, como viram o peixe é aconselhável também na prevenção de vários cancros.

Legumes são Indispensáveis numa boa alimentação

Já todos vocês devem ter uma pequena noção que os legumes são fundamentais numa boa alimentação, pelo menos aquelas pessoas que vão tendo um pouco de cuidado consigo mesmas, já começam a procurar incluir estes alimentos nas suas refeições, mas o que é certo é que nem todas sabem o porquê de os nutricionistas aconselharem os legumes.

Os legumes são uma poderosa fonte de fibra, são também muito ricos em vitaminas e minerais, são alimentos muito saciantes e de grande valor nutricional, ajudam também a regular o nosso metabolismo e o transito intestinal, por todos estes motivos comecem a pensar seriamente em inclui-los na vossa alimentação.

Carnes

Carnes

Dê preferência às carnes brancas!  

O nosso organismo também precisa de gorduras para sobreviver, obviamente que comparativamente com as fibras, as vitaminas, as proteínas, e todos os outros nutrientes essenciais, o nosso organismo precisa em muito menor quantidade, e este é um dos erros mais frequentes que o ser humano comete, come mais carne que peixe, legumes, e todos os outros alimentos que não são ricos em gordura, porque a carne sacia mais a fome que outro tipo de alimentos.

Para quem privilegia uma alimentação mais à base de carnes, aconselho a darem preferência às carnes brancas (frango, peru), pois estas têm menos concentração de gorduras que as carnes vermelhas (vaca, porco), o ideal era conseguirem conciliar as refeições de carnes brancas com as vermelhas, dando maior preferência às carnes brancas.

Evitem os farináceos

Muitos de vocês não dispensam um bom acompanhamento nas refeições, normalmente os mais utilizados são o arroz e as batatas, não incluam nas vossas refeições estes dois acompanhamentos ao mesmo tempo, estes dois alimentos consumidos ao mesmo tempo em temos calóricos tornam-se numa autêntica “bomba”, acompanhem as vossas refeições só com arroz ou só com batatas, em termos de confeção dêm preferência as batas cozidas em vez de fritas, no arroz o ideal é misturarem alguns legumes.

Comer entre as refeições é fundamental

Como já referi anteriormente, a nossa sociedade atual está de tal forma transformada em termos de trabalho e também em termos sociais, que a maioria de nós quase que não tem tempo para parar e respirar, e só damos importância às refeições que são obrigatórias (almoço e jantar), esquecemo-nos que o dia tem 24 horas e o nosso organismo precisa de “combustível” durante a maior parte do dia.

A maioria das pessoas ingere quantidades astronómicas de alimentos ao almoço e ao jantar, porque não têm tempo para fazer os pequenos lanches entre refeições, este tipo de hábitos não poderiam estar mais errados e vão contra tudo o que é recomendável para o nosso organismo, o nosso corpo para manter um nível aceitável de qualidade alimentar não pode estar mais de três horas sem ser alimentado, e a maioria de vocês não tem por perto alternativas saudáveis, normalmente as que têm são os pacotinhos de batatas fritas, os chocolatinhos, os salgadinhos, os bolos que normalmente estão à vossa disposição nas máquinas de vending, e que são híper calóricos.

 Porque não começar a levar uma lancheira para o trabalho?

A melhor alternativa que vocês têm, é começar a levar uma lancheira para o vosso trabalho com uns snacks feitos por vocês, além de ser mais barato é também bastante mais saudável, e o que deve conter a vossa lancheira?

  • Fruta
  • Palitos de cenoura
  • Batidos de frutas
  • Iogurtes
  • Sandes

A fruta é um dos alimentos que a roda dos alimentos mais nos manda ingerir, levem algumas peças de fruta o mais variada possível para o vosso local de trabalho e comam-na com a casca, a casca contêm várias vitaminas e sais minerais.

Os palitos de cenoura são uma alternativa muito saudável e nutritiva, ao princípio podem não gostar, mas ao fim de algum tempo irão ver que se vai tornar num hábito.

Os batidos de fruta são outra das opções mais saudáveis, o cálcio do leite juntamente com os nutrientes da fruta, formam uma das combinações mais poderosas em termos de reposição de energia.

Os iogurtes são outra das boas opções para a vossa lancheira, evitem os iogurtes açucarados e privilegiem os iogurtes naturais, os de soja também são uma boa opção.

Nas sandes o que eu vos aconselho é utilizarem o pão integral, além de ser mais rico em fibras o nosso organismo digere-o de forma mais lenta, o que ajuda a vossa sensação de saciedade a se manter por mais tempo, para o recheio recomendo as margarinas vegetais, uma fatia de queijo, fiambre de peru ou frango.

Estes foram apenas alguns exemplos de alguns alimentos que vocês podem levar na vossa lancheira, mas podem incluir muitos mais desde que sejam de baixo teor calórico, fica ao vosso critério e imaginação o recheio da vossa lancheira.

Uma boa hidratação é fundamental

Outra das coisas que vocês por norma não fazem é hidratar-se corretamente, a hidratação do nosso corpo é fundamental para o seu bom funcionamento, um organismo bem hidratado funciona muito melhor em termos intestinais, não se deve beber apenas quando o nosso corpo “pede”, mas sim com alguma frequência durante o dia, durante o verão torna-se ainda mais imperativo que o façam devido ao calor que nos desidrata com muita frequência.

Em resumo:

  • Tomem um bom pequeno-almoço
  • O peixe é fundamental na nossa alimentação
  • Dêm preferência às carnes brancas
  •  Evitem os farináceos
  • Comam várias vezes ao dia e pequenas quantidades
  • A hidratação é fundamental

Como viram, este artigo teve como grande objetivo dar-vos algumas dicas sobre alimentação saudável, e consciencializar-vos para os benefícios de fazer uma boa alimentação, espero que estas dicas vos tenham sido de alguma forma úteis e que pelo menos alguns de vocês as ponham em prática, tudo vai depender da vossa força de vontade e imaginação.

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