... ...

Fascite Plantar o Que É?

Saiba o que é a fascite plantar e como prevenir

A fascite plantar, é uma dor que aparece devido a uma inflamação, e é gerada pela tensão e sobrecarga no pé devido a esforços intensos.

materia_fasceite_plantar

A fascite plantar aparece mais em quem pratica corrida na rua, ou em quem pratica corrida em solos mais irregulares, aparece em todos aqueles que praticam desporto, mas normalmente aparece mais em quem faz corta-mato e corridas de estrada.

A fascite plantar, também conhecida como fasceite, é uma fisgada que aparece na planta do pé, porque o pé tem uma curvatura natural, e por consequência tem a necessidade de se adaptar ao solo, fazendo tensão na sua curvatura e sobrecarregando-o em termos de esforço, o excesso de tensão e sobrecarga no pé devido aos terrenos irregulares provoca a tal dor (fisgada), causando dor e rigidez na planta do pé.

O que é a fascite plantar?

fasceite_plantar_semtituloA fascite plantar, como já referi anteriormente, é uma inflamação dos tecidos densos da sola do pé, e que aparece quando estes tecidos ficam sujeitos a um grande esforço, esses tecidos são denominados de fáscia plantar, uma aponeurose (tecido que recobre a musculatura da planta do pé) que se estende do calcâneo ao osso que forma o calcanhar e os dedos.

Tecidos esses que ajudam a manter a curvatura normal do pé, a corrida em terrenos irregulares e duros, aumentam a capacidade e a força exercida no pé, quando a força é demasiada para a capacidade dos tecidos, aparece a dor na planta do pé.

A fascite plantar pode causar várias deformações na curvatura dos pés, faz com que os atletas devido à dor, comecem a colocar os pés no solo de forma errada, pode fazer também com que haja um encurtamento do tendão de Aquiles, e consequentemente um encurtamento da musculatura posterior da perna.

Como evitar a fascite plantar?

A fascite plantar pode ser evitada, se os corredores ou quem faz caminhada, correr ou caminhar em terrenos não muito irregulares e duros, o fortalecimento muscular também ajuda, fazer alongamentos antes e depois da corrida, a perda de peso do atleta também ajuda, quanto mais pesado for o atleta, mais sujeito está o pé ao esforço, o uso de palmilhas próprias para diminuir o impacto do pé no solo.

Como tratar?

A fascite plantar, numa fase inicial pode ser tratada com a ingestão de anti-inflamatórios e analgésicos, posteriormente se a dor persistir, a fisioterapia para alongar os tecidos da planta do pé, e do tendão de Aquiles é o mais indicado.

Pode ver um artigo já publicado aqui no blog sobre, alguns exercícios para prevenir a fascite plantar! Clique aqui para ver o artigo!

Espero que tenham ficado a conhecer um pouco melhor a fascite plantar, como evitar e como tratar, este é um tipo de lesão que afeta qualquer pessoa mesmo quem não é atleta, espero que estas dicas vos sejam úteis, para no futuro quando vos aparecer esta dor saberem como reagir.

Exercícios para prevenir a Fascite Plantar

loading...

10 Responses

  1. Paulo Silva diz:

    Já tive várias dores destas! E não sabia o que era, agora já sei! Parabéns pelo artigo é bem elucidativo!

  2. Diogo Santos diz:

    Sinceramente não fazia ideia que o tipo de dores mais comuns nos pés, tinha este nome!
    Parabéns pelo artigo.

  3. André Ribeiro diz:

    Não sabia o que era a fascite plantar, parabéns pelo artigo!

  4. Ricardo Alves diz:

    Estas dores são realmente incomodativas, a fascite plantar pode ser uma grande dor de cabeça para quem pratica desporto!

  5. Orlando diz:

    Tive muitas dores destas quando treinava, achei por bem fazer um artigo para vos explicar melhor este tipo de dor!

  6. AMPARO APARECIDA TADEU DOS SANTOS diz:

    Há meses sinto dores terríveis no meu pé esquerdo pensava ser um esporão, os medicamentos nada adiantaram depois de meses vim saber dessa fascite.
    Nossa é muito dolorido! Sabendo mais sobre o problema e as dicas me sinto perto de voltar a ter um pé sem dor.

  7. Miguel Machado diz:

    Concordo com a nossa amiga Amparo! São umas dores horriveis, também já as tive, e ainda bem que já há informação de como prevenir e tratar!

  8. João Lemos diz:

    São dores realmente incomodativas, com estas dicas as pessoas poderão prevenir melhor, este tipo de dor.

  9. Cuidado com as sandálias rasteiras.

  10. Marco Ferreira diz:

    Já passei do estágio de usar medicamentos como lyrica 300mg/dia, tramal, e fisioterapia 90 sessões , e melhora pequena, fascite bilateral, agora me medico indicou terapia de choque , alguém sabe se Resolve e se
    Em BH tem?

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: