... ...

Conheça Algumas Curiosidades Sobre Alguns Alimentos!

Conheça algumas curiosidades bem interessantes sobre alguns alimentos

Hoje em dia é fundamental qualquer ser humano ter algum conhecimento sobre aquilo que come, na sociedade atual e ainda bem que assim acontece já são muitos aqueles que têm algum cuidado com a sua alimentação, e começam a procurar mais informação do que comer e quais são os alimentos que melhor benefícios trazem ao nosso organismo.

alimentos-que-garantem-a-sua-boa-saude

Este artigo vem na sequência de outros que já foram publicados no site sobre alimentação, e vai ter como principal objetivo dar-vos a conhecer algumas curiosidades sobre alguns alimentos, existem vários alimentos que que devido à sua composição têm algumas particularidades muito interessantes que a maioria de vocês não sabe.

As frutas e os vegetais crus previnem o cancro da tiróide!    

Para quem não sabe a tiróide é uma glândula que fica situada no pescoço à frente da traqueia, produz umas hormonas que são responsáveis pela regulação do nosso metabolismo e do bom funcionamento dos nossos órgãos. Estas hormonas têm uma grande influência em quase todos os fenómenos internos do nosso organismo, e influenciam praticamente todas as funções do nosso corpo.

Este tipo de cancro é muito mais frequente aparecer nas mulheres que nos homens, muitos especialistas crêem que está relacionado com a nossa alimentação, foi feito recentemente um estudo para avaliar a influência do consumo dos vegetais crus e das frutas no cancro da tiróide, este estudo foi realizado em pessoas com e sem cancro, e chegou-se à conclusão que o consumo elevado de vegetais crus e legumes reduz o risco de contrair cancro da tiróide.

Conhece alguns alimentos que protegem o fígado?

O fígado é um dos órgãos mais críticos que o nosso organismo tem e são poucas as pessoas que têm essa noção, quem é que nunca exagerou um pouco nas bebidas alcoólicas numa jantarada com amigos a familiares? Pois é aposto que a maioria de vocês comete essa “atrocidade” com o fígado regularmente sem pensar nas consequências que isso pode trazer, como tal vou-vos dar a conhecer alguns alimentos que podem ajudar a minimizar as consequências da ingestão exagerada de álcool.

  • Alcachofra – A alcachofra é um poderoso antioxidante e é o melhor alimento que podem encontrar para proteger o fígado, tem sido usado no tratamento de várias doenças hepáticas, previne também a formação de tumores.
  • Alho – O alho tem várias propriedades anticancerígenas, ajuda na prevenção do sistema imunitário, atua no fígado como um poderoso destoxificante.
  • Legumes – Já todos sabem que consumir legumes é benéfico para o nosso organismo devido às propriedades e fibras que eles contêm, mas o que poucos sabem é que os legumes também ajudam a proteger o fígado, a pele e o estômago.
  • Frutos Silvestres – Os frutos silvestres são frutos que têm algumas propriedades tais como os legumes que protegem o fígado, também protegem a pele e o esófago.

Saibam como proteger o vosso coração!

Foi realizado um congresso de cardiologia em Munique onde foram apresentados vários estudos em que o chá o vinho e o cacau eram benéficos para o coração, os investigadores descobriram que todos eles têm vários compostos antioxidantes.

O cacau pode ter efeitos benéficos na redução da pressão arterial, mas atenção que o cacau não é o mesmo que chocolate, deve-se consumir cacau o menos alterado possível para não perder todas as suas propriedades benéficas ao coração.

Outro dos estudos revelou que o consumo moderado de álcool nomeadamente de vinho, reduz a possibilidade de se contrair doenças cardiovasculares, já o chá verde pode evitar doenças cardíacas, obviamente que como em tudo na vida o que é demais é exagero, não devem exagerar no consumo só porque faz bem.

O peixe é um poderoso anticancerígeno!

Já tinha feito referência num artigo publicado aqui no site que o peixe é um poderoso anticancerígeno, mas nunca é demais relembrar que o consumo de peixe é fundamental por isso mesmo, o nosso organismo não consegue produzir ómega-3 que é uma substância fundamental na prevenção de vários cancros, obviamente que os peixes gordos são ricos em ómega-3 sendo fundamental inclui-los na vossa alimentação.

O café pode prevenir o cancro de pele!

O café hoje em dia ainda é uma das bebidas que mais controvérsia trás devido à cafeína, muitos ainda se interrogam se é benéfica ou prejudicial à saúde, foi realizado um estudo nos Estados Unidos que revelou que a cafeína tem a propriedade de travar os tumores de pele mais frequentes, quanto maior for a ingestão de café ou bebidas com cafeína menos probabilidade se tem de sofrer de cancro de pele, os descafeinados segundo o estudo não têm este efeito benéfico, este estudo também alertou para o consumo exagerado da cafeína, o consumo exagerado pode provocar uma alteração ao nosso sistema nervoso e pode também ter efeitos de privação do sono.

Quer um protetor solar alimentar? Então coma uvas e cebolas!

Aposto que desta vocês não sabiam! As uvas e as cebolas segundo um estudo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo, tem uma substância que se chama “rutina” que tem um efeito protetor contra as radiações ultravioleta, este estudo também relaciona as propriedades antioxidantes das uvas e das cebolas no retardamento do envelhecimento, comecem a pensar em incluir estes alimentos na vossa alimentação, obviamente com regra.

Quem quer uma cerveja fresquinha?

Esta provavelmente vai ser a parte do artigo que a maioria de vocês mais vai gostar de ler! Sabiam que a cerveja é benéfica à nossa saúde? Quem pensa que a cerveja engorda desengane-se, segundo uma investigação levada a cabo pelos “nuestros hermanos” Espanhóis, a cerveja em doses moderadas é óbvio ajuda na prevenção de problemas cardiovasculares, ajuda no reforço do nosso sistema imunitário, previne os sinais de envelhecimento, e ajuda também no reforço a nível ósseo, no verão é uma boa opção de hidratação, obviamente que por ser benéfica não pode servir de desculpa para beber em exagero!

Gelatina previne a celulite!

Esta parte do artigo quem mais vais gostar de ler tenho “quase” a certeza que vão ser as senhoras, a gelatina tem uma poderosa fonte de aminoácidos que provem do colagénio, para quem não sabe é a proteína mais abundante na nossa pele, como tal a gelatina é uma boa fonte de prevenção da celulite, e também é bastante benéfica para a nossa pele, para vocês se calhar não passa apenas de uma sobremesa bastante “banal”, mas garanto-vos que de banal não tem nada e é bastante benéfica e saudável.

Já experimentou as sementes de Chia?

Normalmente a maioria de vocês nunca ouviu falar nem sabe o que são estas sementes, pois bem as sementes de Chia à semelhança das sementes de linhaça são um poderoso alimento rico em fibras, minerais, Omega-3, tem também substâncias antioxidantes, para quem pratica desporto são um superalimento.

Estas sementes podem fazer milagres em relação à vossa saúde, são bastante saciantes, o que ajuda na educação do vosso estômago fazendo com que não tenham fome e comam menos logo ajuda-vos a emagrecer, as suas fibras ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e mantêm o vosso metabolismo regulado, estas poderosas sementes ajudam na prevenção dos diabetes, podem inclui-las no vosso pequeno-almoço adicionando-as ao iogurte ou aos cereais, podem encontrar estas sementes em qualquer hipermercado.

Como viram muitos alimentos não “são só simples alimentos”, alguns deles têm propriedades bastantes benéficas para o nosso organismo e ajudam na prevenção de algumas doenças, espero que tenham ficado a saber um pouco melhor o que alguns alimentos podem fazer por si.

loading...

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: