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Dicas Sobre Nutrição

Os cuidados com a alimentação são fundamentais quando se pratica uma modalidade desportiva.

A hidratação, especialmente na Época do Verão, é essencial não apenas durante as provas mas também durante o treino, sendo que é necessário restituir com frequência o nível de líquidos, uma vez que o nosso organismo encontra-se activo e expulsa cá para fora em forma de suor, assim como uma boa Nutrição.

Importância da Água

A transpiração aumenta quando o organismo se encontra exposto ao calor, principalmente durante a prática de exercício físico, existindo por isso, perda de líquidos bem como de electrólitos no corpo. No entanto a quantidade de líquido perdida não depende apenas da temperatura ambiente, mas também do nível de humidade. Apesar de haver perda de electrólitos pelo suor (sódio e cloro), perde-se muito mais agua, daí a necessidade de repor a água seja mais importante que a reposição de electrólitos.

Estas perdas de fluidos podem levar a problemas de saúde caso não sejam substituídos.

Para tal não acontecer existem as chamadas bebidas energéticas, caso sejam preparadas de acordo com as recomendações nutricionais acabam por satisfazer as necessidades do organismo quer em água quer na reposição de sais minerais.

Existem três tipos de bebidas energéticas, em que cada uma delas apresenta as suas vantagens, sendo por isso importante entender as diferenças entre elas as quais passo a citar:

HHipotónica

Este tipo de bebida tem menos partículas, tais como açucares e electrólitos, ou seja a bebida é mais rapidamente absorvida que a água.

Isotónica

Tal como o nome indica isotónica significa que o líquido encontra-se na mesma concentração (partículas por volume) que os fluidos do organismo, senos assim são absorvidos tão rápido como a água. Esta bebida é a ideal para a hidratação e reabastecimento nutricional.

Hipertónica

Hyper como podem perceber quer dizer superior, a coca-cola, limonada, ou sumos de frutas são bebidas Hipertónicas, que serão mais concentradas que os líquidos corporais, logo a sua absorção é mais lenta, do que a água. Este tipo de bebida é mais aconselhada para depois da prática de exercício físico.

Os cuidados com a alimentação são também fundamentais!


Os hidratos de carbono são fundamentais, para os praticantes de qualquer actividade física, a energia que eles fornecem é essencial para o nosso organismo, por esse motivo uma boa nutrição é fundamental.

Se não sabe, deixo aqui alguns exemplos de alimentos ricos hidratos de carbono (pães, cereais, massas, arroz, batata e frutas), são alguns alimentos que fazem parte de uma boa refeição para desportistas. A refeição antes da prática desportiva, deve ser bem pensada para que não deixe o seu organismo pesado mas também confortável, ou seja não deve comer muito nem pouco apenas o suficiente para saciar a fome

Exemplos de Boas refeições antes da Competição

Pequeno-almoço de cereais + leite magro + frutas frescas ou em conserva

Bolinhos + doce, geleia ou mel

Panquecas + mel

Tostas + feijão ou macarrão

Sanduíches com recheio de banana

Salada de frutas + iogurte magro

Massa + Molho de tomate

Batata assada

Barras nutricionais desportivas ou barras de cereais + bebida desportiva

Batidos de frutas (com leite com baixo teor de gordura + frutas + iogurte magro gelado)

Depois do exercício físico deve ter em atenção aquilo que come:

Uma rápida reposição de energia também é fundamental!

Uma boa hidratação depois do treino é essencial!

Comer alguns alimentos ricos em hidratos de carbono, que contêm muitas proteínas ajudam a repor o nível energético do organismo!

As bebidas energéticas também contêm hidratos de carbono, quando o apetite depois do treino não é muito podem ajudar a repor os valores energéticos!

É fundamental que se antecipe, e leve de casa os seus snacks e bebidas para o local do treino, pois a maioria deles não fornece este tipo de alimentos, que para uma boa nutrição é fundamental.

O ideal é fazer um lanche passados 30 a 60 minutos após o treino, para o organismo não estar muito tempo sem alimentos, pois esteve sujeito a desgaste!

Caros leitores, ficam aqui algumas dicas sobre nutrição que acho serem muito úteis para quem pratica desporto e mesmo para quem é mais sedentário, pois uma boa alimentação é fundamental para o bem estar do nosso organismo.

Caso queiram mais algumas dicas, ou mesmo duvidas que tenham sobre alimentação, não hesitem em entrar em contato, tentarei ser o mais breve possível na resposta.

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2 Responses

  1. ana bravo diz:

    muito bom … continua

  2. Diogo Santos diz:

    Nos dias de correrm uma boa alimentação é fundamental, para quem é atleta e para quem não! Este artigo diz isso mesmo!

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