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Dicas Para Uma Alimentação Correta!

Dicas para fazer uma alimentação correta

Hoje em dia, são cada vez mais as pessoas que se preocupam em fazer uma alimentação correta, nos dias que correm e com a informação que já existe, só não faz uma alimentação correta quem não quer! E os benefícios de uma correta alimentação são óbvios, além de o nosso organismo funcionar melhor em termos metabólicos, também em termos estéticos sentimo-nos bem melhor, e em termos nutricionais o nosso organismo fica bem mais rico!

É do conhecimento geral, que os legumes são fundamentais na alimentação de qualquer ser humano, quer seja ele atleta ou não! Também é do conhecimento geral, que a maioria do ser humano não consome legumes, o que obviamente para uma alimentação correta é mau não os consumirem, não precisam de comer legumes em demasia obviamente, mas deveriam inclui-los na vossa alimentação diária.

Os legumes são fundamentais na nossa alimentação
Os legumes são fundamentais na nossa alimentação

Os legumes são dos alimentos mais ricos em, vitaminas e minerais, são também dos alimentos que melhor ajudam a regular o nosso metabolismo, têm poucas calorias e grande valor nutricional.

Um dos nutrientes mais importantes que os legumes têm é a fibra, que em termos metabólicos são fundamentais:

  • Ajudam na regulação e na absorção dos hidratos de carbono
  • Ajudam na regulação do trânsito intestinal, e são de fácil digestão
  • Promovem reacções químicas intestinais, produzindo ácidos gordos, que ajudam no combate ao colesterol
  • Podem acelerar ou atrasar o trânsito intestinal, reduzindo a absorção da gordura dos alimentos
  • Ao comer legumes (alface, couve, entre outros) o nosso estômago fica mais cheio, fazendo com que comamos menos, o que para quem quer emagrecer é otimo

Torna-se fundamental, variar estes alimentos para se fazer uma alimentação correta, quanto mais se conseguir variar melhor:

  • Os tomates, as abobora, os pimentos, as cenouras, são alguns exemplos de alimentos que são poderosos antioxidantes, que ajudam na prevenção do cancro
  • As couves, as alfaces, e as batatas são muito ricas em vitamina C
  • Todos estes exemplos são fundamentais numa correta alimentação, e são também muitos bons para as dietas, e ajudam na prevenção da hipertensão arterial

É fundamental incluir os legumes na nossa alimentação, até porque como viram, estes são fundamentais para a alimentação correta de qualquer ser humano, compre sempre legumes frescos que são obviamente melhores que os legumes embalados, os frescos não perdem tanto o seu valor nutricional como os legumes embalados.

Alimentos que ajudam a repor mais facilmente os valores energéticos do organismo!
Alimentos que ajudam a repor mais facilmente os valores energéticos do organismo!

Vou-vos falar agora de um tipo de alimentos um pouco diferente, se você é atleta e mesmo que não o seja, comece a pensar em incluir alguns dos alimentos que vos vou falar a seguir na sua alimentação, são alimentos que também são otimos para a sua saúde, e também ajudam a melhorar o seu desempenho enquanto atleta:

  • A aveia é um alimento que é muito energético, é rico em vários nutrientes, devido à alta concentração de vitaminas ajuda na produção de energia durante os treinos e competições, também ajuda no trânsito intestinal, e na prevenção do colesterol
  • A batata doce, é outro dos alimentos que dá uma importante força energética para o trabalho muscular, também ajuda na prevenção de lesões, e ajuda na defesa do nosso organismo
  • O chá verde ajuda na prevenção do cancro, ajuda a reduzir o colesterol, e também ajuda na perda de peso
  • A cebola é uma poderosa fonte de magnésio, e também ajuda na redução do colesterol
  • A semente de linhaça, é uma semente que praticamente só os atletas conhecem, é uma semente que tem um efeito anti-inflamatório, ajuda a reforçar as nossas defesas imunológicas, e tem uma propriedade que ajuda a queimar as toxinas do nosso organismo
  • O salmão é um dos alimentos mais ricos em Omega3, é também uma boa fonte de proteínas, ajudando na recuperação muscular, repondo os níveis proteicos que as fibras musculares precisam
  • As nozes são dos alimentos mais ricos em magnésio, fibras, vitamina E, potássio, que são fortes protetores da membrana celular, e ajuda também a reforçar as defesas do nosso organismo

Como podem ver, deixei-vos algumas dicas de como podem fazer uma alimentação saudável, e também de alguns alimentos que são preponderantes numa boa alimentação, quer para quem pratica desporto e para quem não pratica, só não faz uma alimentação correta quem não quer!

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