Início Dicas Conheça Algumas Dicas Para Aumentar a Resistência Durante a Corrida

Conheça Algumas Dicas Para Aumentar a Resistência Durante a Corrida

Conheça algumas dicas interessantes para aumentar a sua resistência

Uma boa alimentação, um bom aquecimento, e respirar de forma correta, podem ajuda-lo a aumentar a sua resistência durante a corrida.

Aumente a sua resistencia na corrida
Aumente a sua resistência na corrida

O desporto obviamente é para todas as idades, mas quem se inicia na prática desportiva e nomeadamente nos treinos de corrida quer sejam jovens ou não, inicialmente tem como grande objetivo correr cada vez mais e aumentar a distância percorrida nos treinos. Sem esforço e dedicação não é possível quebrar barreiras e superar os seu limites, aumentar a resistência na corrida pode não ser tão penoso e difícil como você pensa.

A resistência, é algo que vai melhorando à medida que a sua condição física vai também melhorando devido aos treinos aeróbios que você faz, como já referi anteriormente sem dedicação, disciplina, e boa orientação a sua resistência não melhora. Mas não desanime porque para além do empenho necessário nos treinos, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a melhorar a sua resistência.

O corredor casual, normalmente não tem a noção que é preciso ter em conta alguns fatores fundamentais para melhorar o seu desempenho e melhorar a sua condição física, como tal vou-lhe deixar algumas dicas que eu acho que são muito importantes para você melhorar a sua resistência durante a corrida.

Aquecimento e treino

Já é do conhecimento geral que antes de começar um treino é fundamental fazer um bom aquecimento, como tal:

  • Faça um bom aquecimento antes do treino, seguido de alguns exercícios básicos de alongamentos, insista 5 a 10 segundos em cada exercício.
  • Inicie o seu treino de corrida de forma lenta, e vá aumentando o ritmo de forma gradual de acordo com a sua condição física.
  • Durante o treino tenha atenção à distância que vai percorrer e ouça o seu corpo, se o seu corpo “lhe disser” que não aguanta mais pare, a fadiga excessiva nos músculos é prejudicial ao ganho de resistência e pode mesmo provocar lesões.
  • Descanse depois do treino, beba água e dê tempo ao seu corpo para acalmar o ritmo cardíaco, depois volte a fazer alguns alongamentos desta vez insista mais tempo durante os exercícios, 15 a 30 segundos.

Aprenda a respirar

Diafragma
Diafragma

A respiração é fundamental durante os treinos, quando é feita corretamente os músculos vão ter mais oxigénio e consequentemente a sua resistência aumenta.

  • Respirar pelo abdómen é o ideal, a respiração abdominal transporta mais oxigénio que a respiração normal (pelo tórax), obviamente que é um hábito extremamente difícil de modificar especialmente durante o treino, mas se você tentar fazer isso nas suas tarefas cotidianas esse hábito vai ser transposto para a corrida de forma natural.
  • Corra regularmente, ao correr regularmente o seu sistema cardiovascular terá maior capacidade no transporte de oxigénio, assim o seu coração e sua circulação sanguínea estão sujeitos a um menor esforço durante a corrida, aumentando de forma natural a sua resistência.
  • Se for fumador esta dica é fundamental para si, não fume uma hora antes nem depois do treino, durante este período os seus alvéolos estão abertos e irão absorver facilmente toda a nicotina.

Fazer uma alimentação correta é fundamental

Toda a gente sabe que uma alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, quem pratica exercício físico tem que ter em conta ainda mais esse fator.

  • Faça uma refeição leve antes do treino, nada de muito pesado senão durante o treino irá sofrer as consequências.
  • Os carboidratos são uma boa fonte de energia, as massas por exemplo são muito boas para quem faz treinos de corrida e não só.
  • Beba agua, beber agua antes, durante, e depois do treino é fundamental, mas não exagere pois o excesso de água pode se tornar um peso no estômago, e pode também provocar cãibras musculares.
  • Evite beber bebidas alcoólicas 24 horas antes do treino, isto pode ser um dos hábitos mais difíceis para si de mudar, mas tente porque as bebidas alcoólicas interferem no sistema metabólico e fisiológico que são essenciais ao aumento da nossa resistência física.

Como viu existem algumas coisas que você pode fazer para aumentar a sua resistência durante a corrida, obviamente que para tudo é preciso esforço e dedicação, siga os conselhos que lhe dei e verá que a sua resistência vai com certeza aumentar.

Fonte: Braguinhas Atletismo

Adaptação: Corre Salta Lança

loading...