Início Dicas Como Melhorar a Sua Postura na Corrida e Evite Lesões!

Como Melhorar a Sua Postura na Corrida e Evite Lesões!

Melhorar a sua postura corporal é fundamental para evitar lesões!

Postura correta de corrida
Postura correta de corrida

Muitas das lesões nos atletas surgem devido às más posturas enquanto correm, os treinadores de atletismo hoje em dia e não só os das disciplinas mais técnicas, apostam muito e ainda bem em treinos de técnica de corrida. Os fundistas já fazem muitos treinos de técnica de corrida para corrigirem as más posturas e se tornarem mais “leves” enquanto correm.

Ter uma boa postura na corrida é fundamental para evitar a sobrecarga muscular e óssea que causam algumas lesões tais como, canelites, fratura por stress, tendinites, etc. Quem se inicia na corrida não tem muito a noção que uma má postura pode provocar lesões a nível muscular e ósseo, porque cada caso é um caso e as pessoas são todas diferentes, o aconselhável é mesmo procurar ajuda de um treinador para o orientar da melhor maneira.

Mas quem pratica atletismo sabe muitas técnicas de corrida para melhorar a sua postura corporal, como tal vou-lhe deixar algumas dicas básicas que todos os atletas põem em prática para se tornarem mais “leves” durante a corrida.

Faça um bom aquecimento – É do conhecimento geral que antes de começar uma atividade física, é importante que se faça um bom aquecimento. Mas aquecimento não quer dizer alongamento, pelo menos durante dez minutos tenha uma atividade dinâmica que aumente a frequência cardíaca e aumente o fluxo sanguíneo para os músculos. Faça uma caminhada ou trote antes do exercício físico.

Corra e não salte – Durante a corrida existe uma fase de voo em que os dois pés estão em suspensão sem tocar no solo, quanto menor for o salto durante a corrida menor é o desperdício de energia e o impacto no solo, logo os seus ossos e articulações sofrem menos. Por isso corra para a frente e não para cima, tente saltar o menos possível.

Não ouça o barulho do seu impacto no solo – Quanto menor for o impacto no solo em termos de intensidade, menor é a sobrecarga que o seu corpo sofre e menor é o amortecimento. O forte impacto no solo durante a corrida é um dos principais fatores de lesões ósseas, logo como já referi anteriormente tente ser o mais leve possível a correr.

Eleve o seu centro de gravidade – Quanto mais elevado o seu centro de gravidade estiver melhor, tente correr de forma “elegante” imagine que tem uma corda que o puxa para cima durante a corrida. Tente sempre ter a sensação de crescimento durante a corrida, corra de forma descontraída e não contraída, ou seja tente correr com os ombros altos e descontraídos. Tente manter sempre uma postura ereta.

Postura correta
Postura correta

Faça treinos de musculação – Faça treinos de musculação, os treinos de musculação intervalados com os de corrida são fundamentais para o fortalecimento muscular. Quanto maior for a sua capacidade muscular, menor é o risco de contrair lesões.

Se você seguir estes conselhos vai ver que terá melhores resultados em termos de rendimento desportivo, mas mais importante que isso vai reduzir bastante a probabilidade de contrair lesões.

Video sobre técnica de corrida para ajudar a corrigir a postura corporal!

Fonte: globoesporte.globo.com

Adaptação: Corre Salta Lança

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