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Nutrição – 4 Dicas para manter as Articulações Saudáveis

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Por norma quem é corredor (profissional ou casual), sente em alguma parte da época ou grande parte dela dores nas articulações, dores nos joelhos, ancas ou tornozelos. Estas dores na maioria dos casos são dadas como normais devido ao esforço, piso onde se treina, etc…há algumas dores que aparecem devido às exigências do treino é verdade, mas não devem ser consideradas como normais. Se elas aparecem por algum motivo é, e é preciso trata-las, mas o melhor remédio é mesmo a prevenção.

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Quem pratica desporto sabe que é imperativo ter uma boa alimentação para o rendimento ser mais efetivo, e ter uma alimentação cuidada e bem planeada rica em energia e nutrientes é fundamental também para a prevenção das dores ditas normais.

4 Dicas nutricionais para manter as articulações “boas de saúde”  

Consumir alimentos com magnésio

Este mineral promove a formação de colagénio, por norma os problemas de deficiência de magnésio geralmente ocorrem nas articulações, por isso consuma alimentos ricos em magnésio. Alguns desses alimentos são banana, abacate, amêndoas e nozes. O magnésio é vital para a contração e relaxamento dos músculos e também ajuda no transporte de energia através do corpo. Para além que também ajuda na manutenção do sistema nervoso em níveis normais, manter os ossos firmes, manter o sistema imunológico saudável e manter a pressão arterial em níveis normais.

Gelatina

A gelatina contém principalmente colagénio (entre 85 e 90%), minerais, água e açúcares. Ajuda na regeneração do tecido muscular, cartilagem e ossos que se desgastam durante o treino e competição. Para ter efeitos práticos deve tomar 10 gramas de gelatina todos os dias, mas tente que não seja edulcorada para evitar calorias extras.

Vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C promovem a saúde das articulações e aumentam as suas defesas naturais contra as infeções, algo que é muito importante em atletas. Idealmente devem estar presente 3 vezes por dia e provenientes de diferentes fontes, como laranjas, morangos, kiwi, mamão, espinafre, brócolos e pimentão.

Proteína

Alimentos ricos em proteínas fornecem aminoácidos essenciais necessários para o organismo produzir o seu próprio colagénio. Para quem não sabe o colagénio é uma proteína e é o principal componente do tecido conjuntivo no corpo e está na pele, músculos, tendões, etc. O colagénio forma estruturas fortes e flexíveis dependendo de como elas são organizados estruturalmente. O colagénio dá estabilidade, força e resistência a uma grande quantidade de tecidos do corpo e é essencial para os corredores, tais como: tendões, ligamentos e ossos. Deve consumir alimentos ricos em proteína tais como espinafres, legumes, nozes, peixes, frango, peru, carne, ovos pelo menos 3 vezes por dia.

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Outras dicas para manter a saúde das suas articulações

Uma vez que em termos nutricionais já está o bom caminho (seguindo as dicas em cima) para prevenir as dores nas articulações, está na hora de ter em atenção outros fatores que também afetam a saúde das suas articulações.

Manter o peso ideal

Deve tentar manter o peso ideal para a sua estatura e esqueleto, desta forma evita uma sobrecarga de peso extra para as suas articulações (joelhos, ancas, tendões etc..). É importante que para além do treino mantenha uma vida ativa e pouco sedentária, desta forma os músculos estão em atividade constante e não só durante o treino. Uns músculos fortes ajudam ao menor desgaste das cartilagens.

Evitar o overtraining  

Outro fator importante é evitar o overtraining, pois produz um stress desnecessário por causa da atividade excessiva. Ouça o seu corpo, se você está com dores, não as ignore. Tire alguns dias de “férias” dos treinos e alimente-se corretamente, isso vai permitir que o seu corpo descanse e se regenere mais rapidamente do excesso de esforço. Tirar um dia ou dois de descanso não faz mal a ninguém. Por vezes as dores persistem mesmo fazendo todas as dicas em cima mencionadas, neste caso como referi no início deste artigo não as tome como normais. Uma pequena dor quando ignorada pode evoluir para uma lesão bem mais grave, tenha muito cuidado com as pequenas dores nas articulações e músculos.

Fonte: Runfitners

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