COMPARTILHE

Muitos dos corredores de longas distâncias, ao longo das suas carreiras são massacrados com lesões que os impedem de treinar e de competir. Lesões que em muitos dos casos não deixam mesmo atletas com grande potencial evoluir nas suas carreiras, e atingir um patamar de excelência competitiva.

A maioria dos corredores que são fustigados com lesões perguntam-se a eles próprios:

– Será que estou lesionado porque treinei demais?

– Será que estou lesionado porque não tenho sorte e tudo me aparece?

– Será que as lesões aparecem porque os meus músculos são fracos?

Enfim, todas estas possibilidades podem estar obviamente corretas! E são apenas algumas das muita perguntas que os corredores fazem a eles próprios. As lesões podem aparecer por variadíssimos fatores, uns podemos controlar e outros não, mas uma coisa lhe posso garantir, “elas” não surgem por acaso.

Normalmente os corredores que durante as suas carreiras têm poucas lesões, são atletas que durante toda a sua carreira fizerem treinos “inteligentes”. São atletas que na sua planificação anual em cada época, incluem treinos de prevenção de lesões. E este tipo de treino “inteligente”, leva obviamente a resultados inteligentes.

     Mas então o que isto de treinos inteligentes?

Os treinos inteligentes são obviamente treinos orientados para a variedade, variedade nas distâncias, nos exercícios de força geral, na frequência de passada, variedade nos exercícios específicos para corredores de longas distâncias.

     Exercícios de força geral

Obviamente que os exercícios de força geral hoje em dia, são uma das componentes fundamentais no treino de qualquer atleta. Qualquer corredor de longas distâncias, sabe que se quer ter sucesso e melhorar a sua performance, tem que fazer este tipo de treino. Mas será que o faz corretamente? Pode ver alguns exemplos de exercícios de força geral, num artigo que já fiz aqui no site.

     Faça o que alguns treinadores chamam de “treino sanduiche”

Este termo “sanduiche” é mais aplicado nos Estados Unidos, faça um aquecimento dinâmico antes de começar o seu treino de corrida. Após o seu treino faça exercícios de força geral, este tipo de treino maioritariamente com muitas componentes ativas e poucos tempos mortos, irá fazer com que os atletas ganhem fibra muscular quase sem darem por isso.

     Aprenda a abrandar o ritmo de passada

Muitos dos corredores correm sempre a um ritmo elevado! Mesmo nos dias em que o seu treino é de menor intensidade, já têm de tal forma interiorizado que têm que correr a um determinado ritmo intenso que já o fazem por instinto. Faça os três “C”, seja controlado, controle o seu ritmo de passada. Converse, uma pequena conversa durante o treino é muito bom para se abstrair de correr rápido. Sinta-se confortável durante a corrida. Obviamente que isto não é fácil de se fazer, mas há medida que as épocas forem avançando, os seus ritmos de passadas forem variando, os seus quilómetros nas pernas forem aumentado, a sua experiência como corredor começa a ficar no “ponto de rebuçado” como se costuma dizer. Quando atingir esse ponto, irá compreender que correr a ritmos baixos é fundamental para a prevenção de lesões, e não prejudica o seu plano de treino.

     Não queime etapas no seu treino

Muitos atletas pensam que é só começar a treinar, e passados alguns meses já estão prontos a correr uma meia maratona ou mesmo uma maratona. Não caia nesse erro, treinar para corridas de longa distância requer muito tempo e paciência, estar em condição de correr uma meia maratona ou uma maratona requer muito tempo de treino, especialmente se for um iniciante nas corridas. Não queira tudo rápido de mais, planeie o seu treino a longo prazo, assim não vai cair no erro de querer tudo muito rápido e muito cedo. Se for iniciante nas corridas faça competições bem intervaladas no tempo, assim a sua evolução será mais sustentada e obviamente a prevenção de lesões é mais efetiva.

Se aplicar algumas das dicas anteriores no seu plano de treino, tenho a certeza que o seu treino ficará mais inteligente, e verá que as lesões não lhe baterão à porta com tanta frequência.

loading...

7 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here