... ...

Bebidas Diet, Light, Zero Cuidado Com os Refrigerantes

São mesmo melhores ou será que há interesses económicos por trás da indústria alimentar que não quer perder os seus clientes para opções que não prejudiquem a saúde? Já se viu que cada vez mais as evidências científicas provam que o açúcar adicionado está relacionado com um enorme conjunto de doenças: obesidade, diabetes, cancros variados, entre outros. Então o que é que a indústria fez? Arranjou uma solução quase milagrosa. Ou não! Retirar o açúcar – tudo com zero Kcal ou lá perto – e colocar adoçantes artificiais como ciclamato de sódio, acesulfame, aspartame, sacarina, sucralose….. (atenção que estes produtos não são exclusivos das bebidas, também estão presentes nas gomas, doces, pastilhas elásticas,etc).

 

Cuidado com os refrigerantes!

Recentemente têm aparecido alguns estudos que referem que embora estes adoçantes artificiais sejam isentos de energia – não têm kcal – não deixam por isso de provocar efeitos no organismo. O seu sabor doce desperta reações em receptores ao longo do tubo digestivo que desempenham um papel na resposta do organismo à glicose levando à produção de insulina, mesmo não existindo glicose. Um outro possível efeito dos adoçantes artificiais está relacionado com a microbiota (ou flora) intestinal, que pode sofrer alterações, o que pode levar a um estado pré-diabético. Consequentemente poderão ocorrer desregulações metabólicas.


Existem vários estudos que mostram uma associação entre o consumo de refrigerantes sem kcal e diabetes tipos 2, síndrome metabólica, hipertensão, risco aumentado de AVC e até aparecimento de Leucemia.

No caso de grávidas este assunto pode ser ainda mais preocupante. Muitas são as mulheres que durante a gravidez, para evitar o ganho de peso excessivo trocam tudo o que é bebida por produtos diet, light, zero. Não nos esqueçamos que aquilo que ingerimos pode ter efeitos (e tem) no feto, nem sempre visíveis no imediato mas que poderão aumentar a predisposição da criança para algumas doenças, como obesidade e diabetes, ao longo da vida.

Concluindo, quer versões normais de refrigerantes ou bebidas embaladas como as suas versões sem açúcar são terríveis opções para a saúde, seja em que idade for.

A água continua a ser a melhor opção!

Por: Carolina Reynolds

loading...

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: