Início Dicas Qual a importância dos Corredores terem Dentes Bem Tratados

Qual a importância dos Corredores terem Dentes Bem Tratados

326
0
COMPARTILHE

A maioria dos corredores está sempre mais preocupado em melhorar a performance, prevenir lesões, alimentar-se bem e não se preocupa ou não sabe que existem pequenas coisas que por vezes não são visíveis que podem influenciar negativamente a sua performance. E uma das coisas que pode levar os atletas a ter lesões é a má saúde oral.

Qual a importância de ter os dentes bem tratados?

Pois é, muita gente não sabe mas os dentes podem influenciar todo o nosso organismo de uma forma bem negativa se não forem bem tratados. Se pensarmos bem os dentes como é obvio fazem parte do nosso corpo, e como tal também estão vivos ao contrario do que muita gente pensa. Qualquer dano nos dentes pode afetar qualquer parte do organismo, pode mesmo ter problemas renais, insuficiências cardíacas, lesões etc., até mesmo os pés podem sofrer por causa de dentes maltratados. Está provado cientificamente que o rendimento dos atletas pode ser afetado por causa de má saúde oral.

Há alguns fenómenos que acontecem na boca que podem afetar o rendimento desportivo ora vejamos:

  • Ter os dentes tortos e mal posicionados na boca, origina um mau encaixe quando fecha a boca. Pode originar desequilíbrios musculares a nível da articulação temporo-mandibular e consequentemente do pescoço e da coluna
  • A falta de dentes pode originar uma má mastigação e consequentemente uma má absorção dos nutrientes. Pode também originar problemas digestivos.
  • Uma infeção dentaria pode muito facilmente entrar na corrente sanguínea e ser transportada para todo o corpo. Originando problemas cardíacos, aparecimento de lesões ósseas e musculares, dificultando mesmo a sua recuperação.
  • A dor de dentes causa desconforto e leva os atletas a não estarem concentrados no treino.

A saúde dos seus dentes é fundamental para o seu rendimento desportivo e não só pela parte estética que também importante, ter uns dentes bonitos e certinhos não quer dizer que os seus dentes sejam saudáveis! Pratiquei atletismo de competição durante muitos anos e tive um colega de treino que estava constantemente lesionado, consultou vários médicos diferentes sempre que estava lesionado e o que é certo é que as lesões eram muito frequentes. A partir do momento que o aconselharam a tratar da saúde oral, as lesões praticamente desapareceram. Por isso mesmo o conselho que lhe dou é, não descure a saúde dos seus dentes pois estes podem ser “carrascos” no seu rendimento desportivo.

Fonte: correrporprazer  

loading...

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here