... ...

Porquê que os corredores devem fazer Cross-Training

Hoje em dia as metodologias de treino estão a mudar bastante, e cada vez mais os corredores de longas distâncias começam a olhar para outros tipos de treino como complemento à corrida. Os treinos de reforço muscular hoje em dia já fazem parte da programação de treino dos atletas de topo. Um dos complementos à corrida é o Cross-Training, é um tipo de treino que muitos atletas por várias razões não gostam.

Porquê que os corredores devem fazer Cross-Training?

Quando se fala em Cross-Training a atletas de longas distâncias, as suas caras mudam logo para uma expressão de desagrado. Porque têm uma ideia bastante errada do que é o Cross-Training e associam logo a lesões, porque normalmente só fazem este tipo de treino (bastante diferente) quando estão lesionados. No entanto os corredores precisam de mudar este pensamento, o Cross-Training não serve só para fazer reforço muscular quando se está lesionado.

Corredores de top mundial como o Meb Keflezighi e o Lauren Fleshman fazem este tipo de treino acessório, e falam bastante sobre os benefícios que têm tirado no que respeita a não terem lesões e na ajuda ao treino aeróbio. Os corredores de longas distâncias devem começar a fazer este tipo de treino para melhorarem as suas performances.

Existem vários tipos de Cross-Training e todos eles trazem bastantes benefícios ao organismo, mas todos têm uma coisa em comum. Todos têm um impacto dramaticamente menor do que correr ao nível ósseo e muscular. Como é sabido a corrida é um dos desportos que mais desgaste fornece ao organismo, devido ao impacto prolongado das passadas em pisos duros. Ao incorporar o Cross-Training no seu plano de treino, está a poupar o organismo ao impacto da corrida e tem benefícios na mesma em termos de treino reduzindo também o risco de contrair lesões.

Como incorporar o Cross-Training no seu plano de treino!

Nos dias em que o treino é menos intenso (recuperação ativa) pode substituir a corrida por exercícios de reforço muscular, ou pode fazer um treino leve de bicicleta, ou pode fazer natação. São opções que vão poupar o seu organismo do impacto da corrida e ter benefícios na mesma. Também pode incorporar o Cross-Trainig nos dias de maior volume de treino, ou seja, substitua o treino de corrida longo por uma aula de CrossFit por exemplo, ou por aula de treino funcional num ginásio. Acredite que os benefícios vão ser muitos. Desta forma como referi está a poupar o organismo e está a fazer um treino com os mesmos benefícios.

Tipos de Cross-Training

Existem vários tipos de Cross-Training, apesar do que muitos corredores possam pensar o CrossFit é um tipo de treino que o irá ajudar bastante. Os benefícios são muitos, mas já sei que muitos corredores não o vêm com bons olhos. Aulas de treino funcional em ginásio também é uma boa opção. Mas vou falar de tipos de treino que você pode fazer e que se calhar já são vistos com melhores olhos.

Aqua-jogging

Vá para uma piscina e corra da mesma forma (ou tente) que o faz na estrada, desta forma está a correr sem impacto. Sugiro que utilize um cinto próprio para o Aqua-jogging, o cinto vai ajudar a manter a postura correta. Ao correr na água a tendência é colocar o tronco para a frente, o que em termos de postura não é o mais correto. Tente correr com a postura mais correta, tronco direito centro de gravidade alto. Este é o senão do Aqua-jogging, é mais difícil correr com uma postura correta.

Bicicleta

Os treinos de bicicleta trazem benéficos óbvios aos corredores, para além de trabalhar a parte cardiovascular também trabalha a força nos membros inferiores. Quanto mais força melhores performances.

Natação

A natação é outro tipo de treino que é muito benéfico  para os corredores, à imagem dos treinos de bicicleta é um desporto que trabalha a força dos membros superiores, inferiores, trabalha a parte cardiovascular e tudo isto sem impacto para os ossos e tendões. Logo é outra boa opção aos treinos de corrida.

Existem vários tipos de cross-training para corredores, apenas referi aqueles que os corredores por norma adaptam mais aos seus treinos e têm bastantes benefícios.

Fonte: competitor.com

loading...

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: