... ...

Como Atingir os Seus Objetivos Pessoais!

Com o inicio de um novo ano chegam as promessas que fazemos connosco próprios e os objetivos que queremos ver concretizados, mas será que está a realizar as etapas adequadas para atingi-los? Quantas vezes começamos o ano a dizer que vamos começar a praticar desporto (não será esta a nossa promessa concerteza ) ou a praticar mais frequentemente, melhorar os tempos de provas, deixar de fumar, alimentarmo-nos melhor, perder peso…são inúmeros os objetivos que traçamos no inicio do ano, porque já diz o ditado «Ano Novo Vida Nova» mas chega o final do ano e atingiu-os?

Certamente terá atingido uns outros nem por isso, mas o que poderá fazer para melhorar o compromisso que realiza consigo no inicio do ano?

Como Atingir os Seus Objetivos Pessoais

Seguem algumas «dicas» que o irão ajudar a melhorar a promessa que faz consigo mesmo e a ver resultados.

 Os objetivos devem ser SMART pois devem ser Específicos (SPECIFIC), mensuráveis (MEASURABLE), atingíveis (ACHIEVABLE), realísticos (REALISTIC) e atingíveis num determinado período de tempo (TIME ORIENTED).  Ou seja, por exemplo se está habituado a correr 10 km em 1 h e quer baixar o tempo para 50 minutos (este é o seu objetivo e é especifico), deve dizer que quer correr 10 km em 50 minutos em Junho de 1014.

Tente realizar este exercício, pegue numa folha de papel e uma caneta e durante uns minutos pense nos objetivos que quer ver concretizados este ano, assim que souber o que pretende escreva detalhadamente tal como está explicado no parágrafo anterior.

Assim que escrever os objetivos que quer ver realizados agora vai-se focar nas áreas que tem que melhorar ou alterar para os atingir, como tal vai pensar e escrever o seu « plano de acção» ou seja o que tem que fazer ou alterar na sua rotina para os atingir. Neste ponto é bastante importante que seja o mais honesto consigo mesmo  e escolha apenas 5 pontos que tem que melhorar e escreva-os por ordem de importância (do mais importante para o menos importante). Isto irá assegurar que irá realizar as tarefas necessárias para atingir os seus objetivos.

Após o ponto anterior estar realizado segue uma etapa bastante importante que é a visualização da obtenção do objetivo, ou seja, imagine que pretende realizar uma meia maratona em 1h30, visualize a sua chegada à meta e a visualizar 1h30 no cronómetro, tente que a visualização da situação tenha os pormenores mais importantes.

Após terminar este processo há que «por mãos à obra» e seguir o seu plano de acção, pois não chega apenas escrever e visualizar tem que partir à acção, como tal, e pelos pontos de maior importância que escreveu tente alterar ou aperfeiçoar o que acha necessário, você melhor que ninguém sabe o que tem que fazer.

 Outra tarefa importante e que o ajudará é partilhar esse objetivo com alguém, seja amigo ou familiar, isso fará com que tenha maior compromisso consigo e com o seu objetivo, nem que seja para que essa pessoa também lhe dê algum suporte e o «relembre» do caminho correto a prosseguir.

Por último, tente reservar pelo menos 5 minutos do seu dia a pensar/ sonhar os seus «sonhos» / objetivos. Verá que os vai atingir com certeza, pois com força, vontade e acreditando vai atingi-los.

Raquel Madeira

Personal Trainer / Group Trainer Instructor

[email protected]/ facebook: Personal Trainer Raquel Madeira

Bibliografia

Les mills- How to set goals -2013

loading...

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: