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Começou Agora a Correr? Conheça 8 Dicas Para Evitar Erros de Principiante!

É muito comum as pessoas que começam a praticar desporto cometerem alguns erros associados à falta de conhecimento, à falta de orientação correta, enfim por vários motivos começam a praticar desporto e deixam muito rapidamente. O desporto é obviamente para todos, e para todas as idades, nunca é tarde para se começar a praticar desporto.

Quem se inicia no mundo das corridas depara-se ao início com muitas dificuldades, começa a correr muitas vezes sem a orientação correta e comete uma série de erros que são comuns a todos os iniciantes. Mais tarde começam a constatar que não evoluem, as lesões aparecem e perdem a motivação para continuar na sua “demanda” atlética deixando mesmo a prática desportiva.

Estes erros como já referi anteriormente, são muito comuns a quem se inicia na prática do atletismo e nomeadamente nas corridas. Mas você pode ultrapassar estas dificuldades todas evitando cometer alguns erros, erros que eu também cometi quando me iniciei na prática do atletismo. Com a orientação correta você pode identificar esses erros e ultrapassa-los tal como eu fiz, vou-lhe deixar alguns conselhos para ultrapassar essas dificuldades iniciais.

8 Dicas Para Evitar Erros de Principiante

  • Antes de se iniciar nas corridas procure um médico É fundamental que você faça alguns exames médicos antes de começar a correr, você pode achar que tem uma saúde de ferro, mas o nosso organismo muitas das vezes prega-nos grandes partidas. Os exames anuais são extremamente importantes! Mesmo quem já pratica desporto regularmente, deve fazer exames médicos periódicos para manter a sua saúde devidamente monitorizada.
  • Escolha o vestuário adequado – É fundamental que você escolha o vestuário e os ténis adequados à disciplina que pratica. Muitos são os que começam a correr sem os ténis e o vestuário adequado, e obviamente isso vai-se refletir no seu rendimento desportivo. A escolha dos ténis é fundamental para evitar as lesões inerentes ao treino de corrida, os pisos duros são dos “maiores inimigos” dos corredores, já tive a oportunidade de fazer um artigo a dar conselhos sobre o vestuário e os ténis adequados para quem pratica atletismo,dê uma  vista de olhos.
  • A alimentação é fundamental – Normalmente quando se inicia na prática das corridas há logo a tentação de mudar os hábitos alimentares por completo. Obviamente que isso se deve fazer mas com alguma cautela! Não faça “dietas loucas” como algumas pessoas o fazem, isso só vai diminuir a sua capacidade energética para aguentar os treinos e as competições. Faça uma alimentação inteligente, coma alimentos mais ricos em termos energéticos para lhe dar a força necessária, veja um artigo que eu fiz sobre alimentação para desportistas para ter uma ideia do que comer!
  • Não corra com dores – É muito comum as pequenas dores aparecerem nos corredores. Devido aos pisos duros e irregulares, aos treinos por vezes mais intensos, enfim por vários motivos aquelas pequenas dores muito “incomodativas e chatas” aparecem. Muitos são aqueles que mesmo com estas pequenas dores não descansam e não param, posteriormente as pequenas dores que são fáceis de tratar apenas com descanso e alguns anti-inflamatórios, passam mesmo a ser lesão por stress e esforço. Obviamente que você não quer isso para si, por isso mesmo se lhe aparecer alguma dor inerente ao treino ou à competição, pare, descanse mesmo que isso prejudique o seu plano de treino, se a dor não desaparecer consulte um médico da especialidade pois a sua dor pode passar para o patamar de lesão.
  • Não compita em demasia – Hoje em dia as competições de corrida ocorrem praticamente todos os fins-de-semana, a escolha competitiva é muito grande e como tal existe a tentação de competir em todas elas para ver a sua evolução. Não compita todos os fim-de-semana! A competição em demasia é prejudicial à sua evolução, o seu corpo entra em sobrecarga de esforço e os treinos durante a semana não lhe vão servir de nada. Escolha cuidadosamente as competições em que participa, 2 ou 3 dias antes de cada competição faça treinos menos intensos, no primeiro dia após a competição não faça treinos também muito intensos. O descanso entre competições também é fundamental para a sua evolução como atleta.
  • Hidrate-se muito bem – Durante os treinos e competições longas estamos sempre sujeitos gastos energéticos muito grandes, é fundamental que você se hidrate muito bem! O nosso organismo gasta muita energia durante longos períodos de esforço, reponha essa mesma energia durante os treinos, leve sempre consigo água ou mesmo bebidas energéticas e beba entre as sessões de esforço! Durante as competições normalmente a organização da prova durante o percurso fornece água aos participantes, aproveite e beba para repor alguma energia durante a prova.
  • Varie o local de treino Muitas das lesões dos corredores ocorrem devido à dureza do piso onde treinam. Se puder varie o local de treino com alguma frequência, o asfalto é dos pisos mais agressivos para os seus tendões e ossos, o impacto no solo é feito de uma forma mais agressiva e os seus tendões e ossos sofrem muito com isso. Se puder varie o local de treino e procure treinar de vez em quando em terra batida, relva ou mesmo em areia obviamente dura. Para quem mora nas grandes cidades este tipo de percurso não é fácil de encontrar, mas felizmente já existem parques onde isso é possível.
  • Treine em boa companhia O treino com companhia e integrado num grupo é fundamental para si! A motivação para treinar é obviamente maior, os treinos mais duros e intensos tornam-se mais fáceis de ultrapassar. Mas tenha atenção a um fator, o nível atlético e o patamar em termos de evolução não é igual em todos nós, você pode em termos de treino tentar acompanhar um atleta que está num nível bastante acima do seu e isso é mau! Você irá levar o seu corpo a um limite ao qual “ele” não está habituado, prejudicando o seu treino e a sua evolução. Por isso mesmo inicialmente procure treinar com atletas do mesmo nível que o seu. Ou procure um grupo de treino que tente se adaptar inicialmente às suas necessidades atléticas.

Existem muitos mais conselhos que eu lhe poderia dar sobre o “iniciar na aventura” das corridas de forma correta. Mas penso que estes são os principais para começar de uma forma segura, e evitar algumas lesões muito comuns associadas aos corredores em geral.

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