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Os benefícios da corrida a curto médio e longo prazo

Se é corredor, sabe e melhor que isso sente os benefícios que lhe estou prestes a mostrar. No entanto se já corre há alguns anos e o seu corpo já está mais que habituado, também será ótimo relembrar-lhe aquilo que anda a fazer-lhe. Se está a pensar em começar esta atividade ou se se iniciou há pouco tempo, verá que alterações está prestes a verificar no seu corpo a curto, médio e longo prazo.

Afinal que benefícios retiro da corrida?

Estes podem ser divididos em agudos, ou imediatos, que serão aqueles que sente quando treina ou assim que acaba o mesmo, subagudos que são aqueles sentidos entre 1 a 3 meses e por último os crónicos, que são verificados quando treina acima dos 3 meses.

BENEFÍCIOS AGUDOS -IMEDIATOS

Melhora do humor

Quando corre mais de 30 minutos, o seu organismo começa a produzir neurotransmissores (como a endorfina) responsáveis pela sensação de euforia, prazer e relaxamento. Eles turbinam o humor. O exercício ainda ajuda a aumentar o nível de testosterona, hormona ligada ao vigor e à disposição física.

Redução da pressão arterial

A atividade física diminui a pressão arterial em repouso. Isso reduz o stress do organismo e melhora seu desempenho em tarefas diárias de grande tensão – como uma reunião importante com o chefe.  Mais: a longo prazo, previne a hipertensão (pressão arterial  alta) que é uma das principais causas de problemas como enfarte e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

 

Regulação do apetite

É muito comum os atletas terminarem o treino sem a menor vontade de comer. “O exercício têm efeito anorexígeno, ou seja, tira o apetite”, explica Lucas Caseri. Cientistas acreditam que os neurotransmissores produzidos durante a corrida inibem a ação de substâncias que enviam o sinal de fome ao cérebro. Uma pesquisa da Universidade de Aberdeen (Reino Unido) ainda aponta que a atividade física reduz o desejo por comidas pouco saudáveis, melhorando sua alimentação.

BENFÍCIOS SUBAGUDOS -DE 1 a 3 MESES

Ganho de resistência física

Depois de três ou quatro semanas de atividade física já é possível perceber uma melhora no seu condicionamento físico. Subir escadas, andar até à paragem de autocarro ou brincar com seu filho, por exemplo, vai ficar muito mais fácil. Isso acontece, principalmente, devido à melhoria das funções do sistema cardiorrespiratório e do aumento de glicogénio (combustível) muscular e de organelas (responsáveis pela produção de energia).

Ajuste de temperatura

Como foi mencionado no item anterior, a corrida torna mais eficiente a produção energética do nosso corpo. Isso aprimora o controle da temperatura corporal, que é muito importante para evitar interferências em mecanismos fisiológicos como a frequência cardíaca, a frequência respiratória, o metabolismo celular, a digestão, o sono, entre outros.

Melhoria da qualidade do  sono

Há vários motivos que fazem a corrida garantir uma boa noite! Os principais deles são a melhor regulação da temperatura corporal, a libertação de substâncias relaxantes no organismo e o gasto do stock de energia. Só fique atento: “Para algumas pessoas, fazer atividade física perto da hora de dormir pode prejudicar o sono. Isto porque, o nosso organismo tende a ficar mais agitado no fim de um treino, obviamente dependendo da intensidade do mesmo, mas falando em geral o recomendado é treinar pelo menos duas horas antes de se deitar”, orienta o médico do desporto Lucas Caseri.

 BENEFÍCIOS CRÔNICOS -ACIMA DE 3 MESES

Adaptações ortopédicas

As articulações, tendões, ossos e ligamentos ficam mais fortes. Assim, há um menor risco de torções, fraturas e problemas como osteoporose. “Para estimular essa evolução sem sobrecarregar o corpo, é importante aumentar progressivamente, sem pressa, a intensidade e o volume (distância) do exercício”, alerta Caseri.

Maior longevidade

Diversos estudos confirmam que a corrida reduz o risco de morte precoce e faz com que  viva por muito mais anos do que se não treinasse. Motivo: a atividade física regular inibe o aparecimento de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, depressão e até alguns tipos de cancro.

Bibliografia

http://www.suacorrida.com.br/treino-wrun/os-beneficios-da-corrida-em-longo-prazo/

Raquel Madeira

Health solutions Coach

 Setembro de 2017

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www.raquelpersonaltrainer.com

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