Início Nutrição Batidos Energéticos – Saiba Como os Fazer em Casa!

Batidos Energéticos – Saiba Como os Fazer em Casa!

449
5
COMPARTILHE

A mentalidade da sociedade Portuguesa em relação ao desporto felizmente está a mudar para melhor, desde há uns anos para cá que o povo português começa a se interessar mais pela atividade física e por tentar manter uma alimentação saudável.

A procura de informação sobre treino, hábitos de vida saudável, o que se deve comer, começa a ser uma realidade para muitas pessoas que se começam a aventurar no mundo do desporto e nomeadamente nas corridas. Uma boa alimentação é fundamental para termos um corpo e mente sãos, quem pratica desporto necessita de ter alguns cuidados redobrados com a sua alimentação.

Um desportista por razões óbvias necessita de repor mais energia que uma pessoa sedentária, porque queima mais energia durante os treinos e competições necessita de ingerir alimentos que lhe forneçam uma reposição mais rápida da mesma. Muitos desportistas esquecem-se que os batidos são das bebidas mais eficazes na reposição de energia, e o melhor de tudo é que são muitos simples e fáceis de fazer. Com eles você pode ganhar massa muscular, perder peso, repor a energia perdida no treino, etc, basta ter um pouco de imaginação e combinar alguns alimentos, e pode fazer batidos bem energéticos.

Saiba como fazer alguns dos melhores batidos para desportistas!

Batido para perder peso!

Os batidos de verduras não são muito usuais na alimentação dos desportistas, o seu aspeto fica “desagradável” à vista e por vezes o seu sabor pode ser um pouco estranho no início, mas são muito saciantes e ajudam na perda de peso. Podem ser ingeridos ao pequeno-almoço, ou entre refeições quando a fome aperta, pode toma-los antes de um treino pois também fornecem bastante energia. Este batido de iogurte e pepino, tem um misto de sabor salgado com azedo e picante, é ótimo para o desenjoar dos batidos mais doces, para além que fornece a energia suficiente para que não lhe faltem as forças durante o treino. Ajudam também a queimar as gorduras localizadas como se diz na linguagem mais popular o “pneu”.

Ingredientes para meio litro

  • 1 Copo de iogurte ou leite de cabra orgânico
  • 2 Pepinos pequenos
  • Sumo de 1 limão
  • Mostarda
  • Salsa
  • Pimenta

Preparação:

Lave os pepinos e corte-os em quadrados médios com casca. Misture no liquidificador todos os ingredientes com o iogurte e o sumo de 1 limão, triture até que as fatias de pepino se desfaçam!

Este batido é baixo em calorias e gorduras, fornece fibras proteínas e cálcio, vitamina A,C e K. É altamente recomendado para quem pratica desporto e para as mulheres, porque o leite de cabra ajuda a prevenir a anemia por deficiência de ferro e desmineralização óssea. O leite de cabra ou o iogurte têm carnitina e aminoácidos de origem natural, que são ótimos para ajudar a queimar gorduras e aumentar a massa muscular.

A pimenta é uma especiaria que aumenta a termogênese por cauda do seu efeito picante, a salsa é uma erva diurética que também ajuda a evitar a retenção de água que o pode fazer engordar, também alivia a tensão pré menstrual nas mulheres e as dores menstruais.

Batido isotónico de frutas naturais

A boa hidratação antes, durante e após o exercício é a chave para melhorar e alcançar seus objetivos. Este batido de frutas, tem a vantagem de o hidratar com mais sabor, mais vitaminas e minerais a partir de fontes naturais. Você pode começar a tomar antes do exercício, combinado com água durante o exercício, depois do treino é ainda melhor porque o vai hidratar ao mesmo tempo que também irá repor a energia perdida.

Ingredientes para dois copos

  • Uma grande fatia de abacaxi
  • 1 Pera descascada
  • Sumo de 1 limão
  • 2 Copos de água pura
  • 1 Pitada de sal
  • 1 Colher de sopa de mel

Preparação:

Junte os ingredientes no liquidificador e triture, na altura de servir junte uma pitada se sal.

Este batido proporciona-lhe uma porção bastante razoável de hidratos de carbono e proteínas de absorção média lenta, é digerido rapidamente e sem desconforto digestivo, fornece-lhe vitaminas B2, B6 e B12. Vitaminas estas que estão implícitas no nosso metabolismo energético e mineral. Este é um batido bastante completo!

Batido energético para antes do exercício

Este batido é o ideal para quem saiu de casa sem tomar o pequeno-almoço, ou para quem está há muitas horas sem comer e começa a ter a sensação de fome. Este é o batido ideal para a reposição de energia antes da prática de exercício físico, pois irá repor os seus níveis energéticos de uma forma que você nem vai notar durante o treino!

Ingredientes para um copo bem grande

  • 1 Xícara de leite com baixo teor de gordura
  • 1 Iogurte desnatado puro
  • 1 Colher de sopa de açúcar mascavado
  • 1 Banana
  • Canela

Preparação:

Junte todos os ingredientes e bata tudo muito bem! Este é um dos melhores batidos em termos de sabor.

Este batido também é muito rico em hidratos de carbono, e fornece-lhe todas as proteínas e nutrientes necessários em termos energéticos! Também é de fácil digestão logo é o ideal para se tomar antes do exercício físico!

Batido para tomar antes de um treino de musculação

 

Este batido é ótimo para tomar duas horas antes de um treino muscular, fornece proteínas de alta qualidade biológica e glutamina como anti catabólico e protetor muscular.

Ingredientes para 1 batido 200 ml

  • 200 ml de iogurte líquido.
  • 10 Gramas de proteína de soro de leite.
  • 3 Gramas de glutamina.
  • 2 Morangos.
  • Um punhado de frutos secos

Preparação:

Junte todos os ingredientes num liquidificador e triture tudo muito bem!

Este batido é rico em carboidratos de índice glicémico moderado, permite-lhe receber energia de uma forma mais gradual. Tem também gorduras saudáveis na forma de ômega-3 e ácidos magros, proteínas do soro de leite de fácil assimilação.

Batido para depois de um treino

Batido para fornecer os nutrientes necessários para apoiar a recuperação muscular e repor os níveis de energia para a fase anabólica. Deve ser tomado dentro de 45 minutos após o treino.

Ingredientes

  • 250 ml de água.
  • 80 g. proteína de soro de leite hidrolisado e carboidratos para um peso de 80 quilos

Preparação:

Misture tudo muito bem dentro de um recipiente próprio para o efeito, e depois é só tomar depois do treino.

Depois de um treino a reposição de energia deve ser feita com dois objetivos, primeiramente repor o glicogênio muscular, e de outra forma fornecer aminoácidos para a fase anabólica ou fase de regeneração muscular. Só desta forma podemos alcançar e acelerar a recuperação e aumento de massa muscular. É necessário que este batido pós-treino, contenha mais carboidratos do que proteína (na proporção de 70/30%) e apenas deve ser tomado com água em abundância para uma rápida assimilação. Quando misturada com leite ou sumo, a assimilação gástrica é mais demorada. Para calcular a quantidade necessária, adicione 1 grama por quilo de peso corporal.

Fonte: SportLife.ES

loading...

5 COMENTÁRIOS

    • Substituir a refeição quanto a mim não é uma boa opção! Existem várias proteínas e muitas opções como é óbvio, para antes durante e depois do treino. Mas substituir uma ou várias refeições por suplementos volto a referir que não é uma boa opção. Cada caso é uma caso, o que funciona para determinada pessoa pode não funcionar para si, logo o melhor é mesmo consultar um nutricionista. Só ele lhe poderá aconselhar da forma mais correta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here