... ...

Ananás Pode Ser Detox?

Em época de pleno verão, é importante manter a boa forma e a aparência saudável, por mais asneiras que se tenham cometido no inverno ou até aquelas que se cometem nos dias passados na praia (as bolas de Berlim e os gelados podem ser verdadeiros pecados). Ingerir mais fruta e mais vegetais pode ser uma boa forma de evitar que o número na balança e o das calças vá aumentando. Alguns ingredientes são um poderoso aliado na perda de peso e na desintoxicação do nosso organismo. O ananás é um desses ingredientes.

De cor amarela e com um sabor que faz lembrar países tropicais, o ananás é um fruto muito completo, até porque contribui para a beleza do corpo e para a sua saúde. Tem propriedades anti-inflamatórias e anti-cancerígenas, aumenta a eficácia dos antibióticos e contém propriedades digestivas e depurativas. O que é que isto significa? Que o ananás facilita a digestão dos alimentos e acelera o metabolismo do organismo. É rico em fibra, em água e tem um baixo valor energético, apesar de, quando maduro, ser um fruto ácido que pode conter alguma doçura. Qual é a propriedade no ananás que faz deste fruto um excelente alimento para perder peso? A bromelina é uma enzima que, não só facilita a digestão dos alimentos, como acelera todo o processo de metabolismo, o que torna a perda de peso bem mais fácil.

Como fazer a dieta do ananás 

A dieta do ananás é, aliás, uma das mais famosas e utilizadas para perder peso rapidamente. Em apenas um copo de 250 ml, existem só 150 calorias, o que na verdade, acabam sendo reduzidas a nada visto que o ananás é bastante fibroso e vitaminoso. Uma fatia tem em média só 48 calorias. Todas estas caraterísticas tornam o ananás no fruto perfeito para obter bons resultados na sua dieta. Mas aqui, não falaremos de comer ananás em todas as suas refeições, até porque isso traz algumas desvantagens a longo prazo. Uma dieta radical feita apenas com ananás pode levar a ter efeitos secundários como tonturas, problemas de concentração, dores de cabeça, náuseas, alterações de humor, perda muscular ou problemas digestivos.

Existem melhores formas de conjugar o ananás com uma alimentação saudável e assim, conseguir purificar o organismo e perder alguns quilos. Como o ananás é uma fruta, nada melhor do que aproveitar o seu sumo para retirar o melhor dos nutrientes e criar uma forma diferente de utilizar o ananás como o seu melhor aliado na perda de peso.

De certeza que já ouviu falar em técnicas Detox, os sumos e sopas purificantes que estão na moda, não só porque são uma boa técnica para eliminar toxinas do seu organismo, mas também porque ajudam a concentrar muitos nutrientes que você precisa e que, por vezes, com falta de tempo, nem se apercebe que não estão inseridos na sua dieta diária.

É essa a principal vantagem dos desintoxicantes: reunir o maior número de alimentos ricos em nutrientes imprescindíveis e juntá-lo num só copo. O facto de, normalmente, estes ingredientes estarem reduzidos ao seu estado líquido faz com que sejam aliados para perder algum peso. Claro que, deve ter em atenção todos os ingredientes que coloca nestes sumos e não exagerar na sua toma. Não deve utilizar estes sumos como substitutos das suas refeições principais. Mas ao utilizá-los como complemento para a sua alimentação, verá avanços positivos na sua saúde. É que estes sumos desintoxicantes contribuem para o melhor funcionamento do sistema imunológico, do sistema digestivo (sobretudo intestinos), hidratam a pele, melhoram o sono, contribuem para a memória e para uma boa disposição que dura o dia inteiro.

Então, se o ananás é um bom fruto para perder peso e se os sumos Detox são benéficos para a saúde, porque não reduzir o ananás ao estado líquido e consumi-lo com outros frutos e vegetais, aproveitando todas as suas vitaminas?

A mistura com vegetais como o aipo, a cenoura, a couve, a courgette ou o pepino pode soar como uma mistura estranha, mas acredite que é bastante benéfica para a sua saúde. Complemente os seus desintoxicantes com outros frutos tão vitaminosos como o ananás: laranja, manga, limão, maçã e outros tantos que dão maior sabor e vigor aos seus sumos.

Para além de juntar outros ingredientes ao seu sumo, onde a porção de ananás deve ser sempre maior, a junção de algumas especiarias podem potenciar o efeito do sumo no seu sistema digestivo. São exemplo disso o gengibre e a canela, dois ingredientes que contribuem para o sabor e para o efeito emagrecedor do ananás por serem dois alimentos termogênicos.

Depois de explicado tudo o que um sumo de ananás pode fazer por si, há que lançar mãos à obra e apontar a receita de um sumo que lhe vai dar as vitaminas que você precisa e que vai fazer com que perca o peso que tanto deseja. Num liquidificador junte, meio ananás descascado e cortado em pedaços (evite o ananás em calda, visto que tem uma maior concentração de açucares), uma cenoura, um pepino, uma laranja, uma maçã, um pouco de sumo de limão, um pouco de gengibre moído a seu gosto, uma colher de canela e 250 de água. Misture tudo e quando obter o preparado, adicione uma folha e hortelã para um toque ainda mais fresco.

Quer outra receita para um sumo Detox com o mesmo ingrediente principal, o ananás? Experimente utilizar apenas cubos de ananás, uma folha de couve picada, quatro folhas de hortelã, 100 ml de água e um pouco de adoçante. Misture tudo na liquidificadora e tem mais um sumo Detox pronto para purificar o seu organismo e ajudar a reduzir as calorias extra.

Atenção que estes sumos devem ser bebidos, no máximo, três vezes ao dia (um copo) e nunca depois as 18 horas, para que não existam problemas na hora de dormir. Estes sumos desintoxicantes não são indicados para pessoas hipertensas ou para mulheres grávidas ou em amamentação. Não se esqueça também que, estes sumos devem ser utilizados como um complemento e não como substituto de uma refeição.

Se conhecer mais opções não hesite em deixar as suas sugestões nos comentários deste artigo.

loading...

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: