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Alimentação Correta Para Cada Tipo de Treino

Saber como fazer uma alimentação correta para o tipo de treino que se irá fazer é muito importante para a obtenção do resultado esperado. A alimentação antes , durante e pós treino deve ser pensada com antecedência e de maneira alguma deve contrastar o treino.

Pequeno-Almoco

A alimentação antes de qualquer treino é de suma importância para evitar a queima de massa muscular (chamada de metabolismo protéico) pois o corpo, sem os nutrientes para queimar durante o treino, consome massa muscular para manter a energia necessária durante a atividade física.

Alimentação Correta Para Cada Tipo de Treino

A alimentação antes oferece ao usuário um melhor rendimento durante o treino. Essa alimentação deve ser feita pelo menos uma hora antes do treino. E deve conter carboidratos, contidos nos suplementos alimentares. A alimentação pós é necessária para repor os nutrientes perdidos durante os treinos.

O carboidrato é muito importante para quem pratica atividades físicas pois ele é a principal fonte de energia, além de aumentar a quantidade de glicogênio e hepático muscular, importantes para se obter um bom desempenho. Ele deve ser consumido tanto por quem deseja aumentar a massa muscular quanto para quem deseja emagrecer. A diferença consiste na quantidade necessária; sendo o segundo caso bem menor  pois o carboidrato aumenta a massa muscular.

Para os treinos de ganho de massa muscular é importante ter em mente que o corpo precisa de muita ingestão de alimentos, a esse processo dá-se o nome de anabolismo. Por esse motivo o consumo de  proteínas deve ser aumentado. A dieta nesse caso deve ser 75% do consumo em carboidratos e aproximadamente 1,8g de  proteína, sendo o mais integral e natural possível, assim como os suplentos alimentares. Evitando ao máximo alimentos processados e refinados.

Para o treino em que o foco é a queima de calorias e consequentemente o emagrecimento, a dieta deve estar focada em proteínas e suplementos alimentares, atendo-se à ingestão de líquidos, frutas e legumes, em maior quantidade. Alimentos com grande quantidade de carboidratos como a batata doce, devem ser ingeridos em menor quantidade.

Roda dos alimentos

Porém, quando se fala em alimentação certa para o treino, deve-se ter em mente outro conceito muito importante, que é o tipo físico. Cada tipo necessita de treinos e alimentação diferentes. A diferença entre os tipos físicos está na velocidade em que o metabolismo processa o armazenamento de gordura, açúcares, etc.

Com essas informações é possível fazer uma melhor avaliação da quantidade de carboidratos, proteínas ingeridas, assim como a quantidade de alimentos e os suplementos alimentares que devem ser ingeridos durante o dia.

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2 Responses

  1. Filipe_Jorge diz:

    O meu objectivo tem sido a perca de peso, mais especificamente perca de gordura, algo que tenho conseguido, mas tenho algumas duvidas sobre a alimentação antes de provas , nomeadamente Maratonas, qual a vossa opinião.

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