... ...

Ana Dulce Félix

Entrevista à Ana Dulce Félix

Caros leitores do Corre Salta Lança, em vésperas de se iniciar a maior competição desportiva a nível mundial que são os Jogos Olímpicos, estivemos à conversa com a mais recente Campeã Europeia dos 10 mil metros, a Portuguesa Ana Dulce Félix, que fará a sua estreia este ano neste mesmo evento.

Numa pequena conversa, a Ana Dulce Félix revelou-nos alguns pormenores de como começou a sua aventura na modalidade, do período em que ainda não era profissional e tinha outra actividade para além do atletismo, das pessoas mais importantes na sua carreira até ao momento, e muitas mais coisas que poderão ver na entrevista que nos concedeu.

C.S.LFala-nos um pouco do teu percurso no atletismo como começaste a praticar e em que clube?

 A.D.F -Na escola, os professores incentivaram-me a participar no desporto escolar, mas por falta de companhia, acabei por deixar passar a oportunidade. Aos 12 anos, comecei a treinar num clube local o ACR Conde, e mais tarde fui para o Futebol Clube de Vizela. 

C.S.LQuando é que percebeste que o atletismo era aquilo que gostavas de fazer, e quem mais te influenciou a seguires em frente na modalidade?

A.D.F – Cheguei a trabalhar e a treinar durante algum tempo, foi um período complicado porque a gestão dos horários de treino e da fábrica não era nada fácil. Apesar das dificuldades, os resultados foram aparecendo, representei Portugal no Campeonato do Mundo de Crosse em Edimburgo e muitas pessoas incentivaram-me a dedicar só ao atletismo. Foi o que fiz e ainda bem!

C.S.LQue influência tem a tua treinadora e o teu grupo de treino para alcançares os êxitos conseguidos até agora?

A.D.F – A minha treinadora, Sameiro Araújo, tem sido um elemento fundamental, uma ajuda super preciosa ao longo destes anos. Os conselhos que ela me transmite reflectem-se na minha evolução como atleta. No entanto, realço também o acompanhamento nutricional e o de fisioterapia. Funcionamos como equipa, uma grande equipa que tem contribuído para o meu êxito desportivo.

C.S.LNormalmente o público em geral que não está ligado à modalidade, não sabe os sacrifícios que os atletas portugueses fazem comparando aos atletas de outros países com mais condições, o que achas que deveria mudar no panorama nacional para os atletas nacionais estarem em pé de igualdade com os outros países?

A.D.F – As maiores dificuldades que os atletas estão a passar estão relacionadas com a fase que Portugal e todo o mundo atravessa: a falta de meios. Penso que quando temos um clube e uma marca que nos apoia, as coisas são menos difíceis. No entanto, para que nos possamos dedicar inteiramente ao atletismo, é preciso termos resultados excelentes; isto dá o ‘empurrão’ para que tudo o resto aconteça. E claro, quanto mais jovens se dedicarem a esta modalidade, mais ela poderá crescer e ganhar importância no panorama desportivo nacional.

C.S.LPara finalizar parabéns pelo teu recente título Europeu, e a partir de agora que objetivos tens para a tua carreira e onde esperas chegar futuramente a nível de marcas e competições?

A.D.F – Para já, em Agosto, vou estrear-me nos Jogos Olímpicos. Tenho preparado a prova de Londres nos últimos meses, quero apresentar-me na máxima força e lutar por um bom resultado. Se conseguir ficar entre as dez primeiras, será uma boa estreia. Depois, é continuar a treinar e a trabalhar para chegar sempre mais longe. Há muitas vitórias por conquistar.

Esperamos que tenham ficado a conhecer um pouco melhor a Ana Dulce Félix e o seu percurso no atletismo até ao momento, a quem desejamos as maiores felicidades e boa sorte, nesta que vai ser a sua estreia Olímpica, na esperança que esta tenha sido a primeira de muitas conversas sobre os seus êxitos desportivos

Fotos Fontes: Tv1.Rtp.pt, Mpublico.pt, ojogo.pt, ascoisasdomundo.blogs.sapo.pt, rfm.sapo.pt, guimaraesdigital.com, rr.sapo.pt

loading...

4 Responses

  1. ana bravo diz:

    BOA SORTE DULCE FELIX…. continuação de um excelente trabalho

  2. jorge nunes diz:

    Continuação de glórias ao serviço do desporto. Parabéns Dulce e acredita que tens muito potencial. O teu talento já se manifestou ao mais alto nível no atletismo português.

  3. Paulo Silva diz:

    Parabéns a uma grande atleta do fundo nacional! Continua com o teu querer e força de vontade, poderás ir ainda mais longe na tua carreira!

  4. António Santos diz:

    Parabéns Dulce, espero que continues a dar muitas alegrias a todos os Portugueses.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: